Política

Eduardo Suplicy anuncia pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

O petista foi o vereador mais votado na história da cidade e é um nome forte da esquerda na capital

O vereador Eduardo Suplicy. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O vereador da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), anunciou que é pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores. Em um vídeo, postado nesta quinta-feira 19 em suas redes sociais, o político disse que vai participar do debate interno do partido para decidir quem será o representante do PT.

Suplicy é um nome forte da esquerda na capital paulista. Mesmo tendo perdido as últimas eleições para o Senado Federal, o petista foi o vereador mais votado na história da Câmara dos Vereadores. Além disso, ele já foi senador, deputado federal, deputado estadual e secretário de Direitos Humanos durante a gestão Haddad na capital paulista.

Além de Suplicy, já anunciaram pré-candidatura os deputados federais Alexandre Padilha, Carlos Zarantini e Paulo Teixeira. Se candidataram também o professor Nabil Bonduki e o vice-presidente da sigla em São Paulo, Jilmar Tatto. A prévia do partido será realizada em março de 2020.

Ainda não há um nome definido para o partido na corrida à prefeitura, que perdeu nas últimas eleições para João Doria (PSDB). Desde que saiu da  prisão, o ex-presidente Lula vem costurando possíveis nomes do PT nas principais capitais.

O petista já disse que defende nomes próprios do partido nas grandes cidades, mas vem demostrando apoio ao nome de Marcelo Freixo (PSOL) no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Lula chegou fazer um aceno para a ex-petista Marta, que governou a cidade de 2000 a 2005, mas até o momento não houve uma demonstração que a ex-senadora aceitaria voltar para o partido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo