Política

Eduardo Bolsonaro é o novo líder do PSL na Câmara

O deputado Waldir entregou o cargo após partido retirar a suspensão de cinco deputados que apoiavam Eduardo Bolsonaro e emplacar nova lista

Apoie Siga-nos no

O líder do PSL na Câmara, o Delegado Waldir (GO), decidiu entregar o cargo nesta segunda-feira 21. A informação foi confirmada pelo próprio deputado em um vídeo que circula nas redes sociais. Na gravação, Waldir diz que o partido decidiu retirar a suspensão de cinco parlamentares e que aceitou democraticamente uma nova lista feita pela ala bolsonarista em apoio ao deputado Eduardo Bolsonaro, que se torna o líder do partido.

No vídeo, o ex-líder Waldir alfineta o presidente Bolsonaro que, como afirmou, comprou apoio dentro do partido com emendas e cargos para eleger Eduardo Bolsonaro à liderança. “Não rasgamos a Constituição ainda. A Constituição prevê que o Executivo não deve interferir no Parlamento, em nenhuma ação”.

Nesta segunda-feira, o líder do governo na Câmara, o deputado Vitor Hugo (PSL-GO) anunciou a publicação de uma quarta lista em apoio a Eduardo Bolsonaro com 29 nomes. No documento, aparecem o nome dos cinco deputados que, segundo convenção extraordinária realizada pelo partido na semana passada estariam com as atividades partidárias suspensas: Alê Silva (MG), Bibo Nunes (RS), Carlos Jordy (RJ), Carla Zambelli (SP) e Filipe Barros (PR).

Na publicação, Vitor Hugo afirmou que a ala do partido apoiadora de Eduardo Bolsonaro não desistiria da “busca de estabilidade e seriedade na condução dos trabalhos da liderança do PSL na Câmara”.

O novo documento que elegeu Eduardo Bolsonaro à liderança também traz um novo apoiador: o deputado Coronel Armando (RJ) e outros quatro que mudaram de lado: os deputados Daniel Freitas (PSl-SC), Enéias Reis (PSL-MG), Léo Motta (PSL-MG) e Marcelo Brum (PSL-RS).

Constam entre os apoiadores da quarta lista os deputados: Alê Silva, Aline Sleutjes, Bia Kicis, Bibo Nunes, Carla Zambelli, Carlos Jordy, Caroline de Toni, Chris Tonietto, Coronel Armando, Coronel Chrisóstomo, Daniel Silveira, Daniel Freitas, Eduardo Bolsonaro, Enéias Reis, Filipe Barros, General Girão, General Peternelli, Guiga Peixoto, Helio Lopes, Junio Amaral, Leo Motta, Luiz Lima, Luiz Phelippe de Orleans e Bragança, Luiz Ovando, Marcelo Brum, Marcio Labre, Ricardo Pericar, Sanderson e Vitor Hugo.

A briga pela liderança se arrasta desde a última semana. Na quinta-feira 17, o Delegado Waldir tinha se mantido como líder do partido ao conseguir uma lista com 29 nomes em seu apoio. Eduardo, na ocasião, apresentou duas listas, uma com 26 e outra 24 deputados favoráveis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo