Política

‘Duvido que Moro resista à pré-campanha’, avalia Ciro Gomes

Pedetista voltou a criticar Lula e não respondeu sobre uma possível aliança do PDT com Haddad em São Paulo

Ciro Gomes e Sergio Moro são os principais candidatos à 3ª via. FOTO: MÁRIO MIRANDA/AMCHAM/DIVULGAÇÃO e LULA MARQUES
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, avaliou a chegada do ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) à corrida eleitoral de 2022. Em entrevista à CNNBrasil nesta quinta-feira 18, o pedetista disse não acreditar que o ex-juiz vai ‘resistir’ aos debates e oficializar sua candidatura em julho de 2022.

“Sergio Moro garantiu a impunidade dessas pessoas [Lula e outros integrantes do PT] porque trocou os pés pelas mãos e, ao invés de ser um juiz equilibrado, foi um politiqueiro que usou a magistratura para sua ambição desmedida”, disse. “Mas qual a proposta, visão e experiência que o Sergio Moro tem para oferecer ao povo brasileiro? Eu duvido, francamente, que ele resista a essa pré-campanha”, acrescentou.

De acordo com Ciro, Moro passa apenas uma falsa sensação de ser um modelo de combate à corrupção e não teria nada mais a oferecer como projeto de governo.

Além de Moro, o pré-candidato mirou os ataques em Lula. Para ele, a ‘devolução’ dos direitos políticos do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal foi precipitada, já que o petista teria sido um dos políticos mais corruptos do Brasil nas últimas décadas.

“O Supremo Tribunal Federal precocemente devolve ao Lula o nome de candidato. O Lula estava cassado, sem direitos políticos e volta dois anos antes da eleição com seus direitos políticos resolvidos e é o mais conhecido daqueles que antagonizam Bolsonaro”, disse ao tratar do resultado das pesquisas eleitorais.

“Temos então uma precipitação da campanha. Mas é uma antecipação da campanha apenas sobre o ponto de vista pesquisa e de nomes. Deveríamos estar debatendo como resolver os problemas brasileiros”, completou, minimizando os resultados dos levantamentos recentes que apontam Lula com ampla vantagem.

Segundo disse, suas intenções de voto devem aumentar com o início dos debates pela grande rejeição ao petista e a Bolsonaro.

Questionado se o encontro recente entre Fernando Haddad (PT) e o presidente do PDT, Carlos Lupi, poderia significar uma aliança entre os partidos para o governo de São Paulo, Ciro se esquivou e voltou a atacar o modelo político representado pelo PT.

“Sempre foi assim na tradição federativa e multipartidária, até por conta do abuso do Brasil. Jamais aconteceu de uma aliança nacional se replicar de forma homogênea e coerente nos estados. É preciso que a gente tenha esse respeito, mas é preciso deixar uma linha muito clara de corte daquilo que nós representamos como posicionamento na política brasileira”, disse, dando a entender que não ficaria contente com a aliança.

Em seguida, complementou: “Eu, comovidamente, considero que a tragédia Bolsonaro, do seu ponto de vista moral, do seu ponto de vista político, do seu ponto de vista ideológico, antidemocrático, ditatorial, genocida e corrupto foi produto da tragédia econômica e da tragédia moral da generalização da corrupção que o Lula impôs no Brasil”, reforçando um descontentamento, mas sem responder diretamente sobre o encontro entre Lupi e Haddad.

Ainda na conversa, o pedetista minimizou a participação dos deputados do partido na votação da PEC dos Precatórios. Segundo explicou, os parlamentares da sigla acreditavam que a proposta seria aprovada por ampla maioria e por isso negociaram uma redução de danos ‘no calote aos professores’. A participação decisiva do PDT, conforme disse, teria sido uma surpresa para todos.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo