Política

Doria telefona para Guedes e recomenda saída do governo: “Salve sua biografia”

A iniciativa do governador de SP aconteceu após saída de Moro do governo

João Doria e Paulo Guedes. Foto: Agência Brasil.
Apoie Siga-nos no

Em meio à pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), travaram uma disputa sobre o tema. Enquanto o tucano incentiva o isolamento social como forma de combate ao aumento de novos casos, que já resultou em mais de 5 mil mortes no país, o presidente luta pela volta ao trabalho daqueles que não fazem parte do grupo de risco, contrariando recomendações de órgãos mundiais de saúde.

Essa guerra de narrativa, entretanto, tem se transformado em uma disputa política entre os ex-aliados. E com a saída de Moro do governo, que ao deixar o cargo acusou Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal, Doria aproveitou para enviar uma mensagem ao ministro da Economia, Paulo guedes, incentivando também sua saída. Guedes é considerado o principal pilar do governo do capitão.

João Doria – Paulo, estou te ligando não como governador, mas como amigo. Quem sustentava governo era o Sergio Moro e você. Agora, sobrou você. Você é muito admirado. Em nome da sua biografia, quero te dar 1 conselho: desembarque do governo agora.

Paulo Guedes – João, eu agradeço sua ligação, mas não sou eu que sustento o governo Bolsonaro. Quem sustenta o governo é o povo que elegeu o presidente. Ele tem 1/3 de apoio. E outro 1/3 que fica no meio do caminho depois vai apoiá-lo. João, o país vive 1 momento democrático que é barulhento, mas virtuoso.

Esse diálogo, divulgado pelo site Poder 360, aconteceu no último final de semana. Em uma reunião com empresários na última quarta-feira 29, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de comentar sobre o caso. “PG, conta o que o ‘gravatinha’ te falou outro dia”, estimulou Bolsonaro, referindo-se ao seu ministro da Economia pelas iniciais. Guedes havia relatado a conversa apenas ao presidente, dizendo que tudo foi em tom ameno. Mas aí descreveu o diálogo para os presentes.

Segundo o site, a opinião média à mesa foi a de que Doria está realmente em processo de forte atuação política em meio à atual crise provocada pela pandemia de coronavírus. Empresários e Bolsonaro acham que o governador de São Paulo pretendia desestabilizar o governo ao estimular a saída de Paulo Guedes.

Doria e Guedes são antigos conhecidos. Os 2 quase foram sócios quando o hoje ministro da Economia era investidor na empresa HSM, uma plataforma de educação corporativa, e o tucano ainda estava no comando do Lide, a empresa de eventos e relacionamentos mais conhecida do país. A sociedade não prosperou e os dois voltaram a se aproximar nas eleições de 2018.

Ao Poder 360, João Doria disse: “Foi uma conversa pessoal. Não pública”. Não quis comentar o conteúdo do diálogo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar