Política

Doria destina 26 milhões para internação de dependentes em comunidades religiosas

As ‘comunidades terapêuticas’ são criticadas por não atuarem na redução de danos e terem fortes vínculos cristãos

João Doria
Foto: José Cruz/Agência Brasil Juiz bloqueia R$ 29 mi de Doria por 'autopromoção'. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador João Doria anunciou, nesta quinta-feira 18, que irá investir mais de 26 milhões de reais no Programa Recomeço, voltado ao método de internação de dependentes químicos em “comunidades terapêuticas” e “repúblicas”.

A Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) será a beneficiada do montante. De acordo com informações fornecidas pelo governo do estado, a rede conta com 1395 vagas na rede.

Em coletiva, o governador citou os pilares da “compaixão” e do “olhar de compreensão para as pessoas psicodependentes” a fim de receberem um tratamento de saúde e oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, não ofereceu dados relativos à empregabilidade de internos do passado.

O programa, criado pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), utiliza de metodologias como a abstinência em um local de isolamento social, o que é motivo de críticas por parte de especialistas, incluindo o Conselho Federal de Psicologia, que apontam práticas de redução de danos como a política mais eficiente e com menor margem de intenções lucrativas com o tratamento de dependentes.

Com isso, a política de Doria assemelha-se à utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro com a Nova Política Nacional de Saúde Mental, que privilegia leitos em hospitais psiquiátricos em detrimento dos serviços abertos e de base comunitária do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Além disso, o vínculo entre comunidades terapêuticas e entidades religiosas não é incomum: segundo levantamento feito pela Agência Pública, 70% das instituições que receberam verba do governo federal em 2019 eram ligadas ao cristianismo. Entre as filiadas à FEBRACT, também figuram diversos centros com nomes referentes a santos, padres e demais símbolos religiosos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo