Política

Divulgadores de fake news sobre a pandemia serão novos alvos da CPI da Covid

O objetivo da medida é identificar os financiadores das notícias falsas durante a pandemia

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A CPI da Covid no Senado Federal, que retoma os trabalhos nesta terça-feira 3, deve pedir nos próximos dias a quebra de sigilo bancário de oito sites que produzem fake news sobre o enfrentamento da pandemia. O objetivo da medida é identificar os financiadores das notícias falsas durante a pandemia. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

A Comissão Parlamentar de Inquérito mira, além dos sites, pessoas físicas, influenciadores e políticos que disseminaram conteúdos falsos, contendo informações contra vacina e medidas de prevenção ou que incentivaram o uso do ineficaz ‘kit covid’.

Nas redes, o principal ‘influenciador’ do uso dos medicamentos foi Jair Bolsonaro, conforme mostrou reportagem recente do Estadão com base na análise da consultoria LLYC. Integrantes da CPI cobram também a responsabilização do presidente no caso.

Ao todo, já foram identificados 76 perfis em redes sociais que se dedicavam a produzir e espalhar as fake news. A suspeita é de que estes perfis utilizavam robôs para fazer disparos em massa com os conteúdos falsos. A CPI trabalha agora para identificar quem são as pessoas por trás destas páginas.

Dias antes do recesso, a CPI já havia recebido parte das apurações e documentos da CPMI das Fake News para auxiliar nas investigações. A suspeita naquele momento era de que a mesma estrutura usada para atacar o Congresso e o Supremo Tribunal Federal nas redes estaria sendo usada na pandemia para disseminar notícias falsas e atacar os senadores. Os documentos indicam participação direta de Eduardo Bolsonaro, deputado e filho do presidente, no comando da milícia digital investigada.

As quebras de sigilos devem ser votadas ainda nesta semana. Três depoimentos são aguardados: na terça, o reverendo Amilton de Paula; na quarta-feira, o ex-assessor do Ministério da Saúde coronel Marcelo Blanco; e na quinta, outro ex-assessor da Saúde, Airton Antonio Soligo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar