Política

Câmara decide nesta quarta-feira se mantém prisão de deputado bolsonarista

Daniel Silveira foi preso em flagrante pela Polícia Federal, depois de divulgar um vídeo com discurso de ódio contra os integrantes do STF

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), por ordem do ministro Alexandre do Moraes, do Supremo Tribunal Federal,  será analisada nesta quarta-feira 17 pela Câmara. Em votação aberta, os deputados decidirão se mantêm ou derrubam a decisão do STF.

A Constituição diz que parlamentares só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável. Na decisão, o magistrado afirmou que as condutas do deputado atentam diretamente contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), afirmou ainda na terça-feira 16 que pretende conduzir “com serenidade” a análise da prisão.

Pelo Twitter, Lira disse que o episódio será administrado com respeito à opinião da maioria da Casa.

Silveira foi preso em flagrante pela Polícia Federal, depois de divulgar um vídeo com discurso de ódio contra os integrantes do STF.

O ministro Alexandre de Moraes, que expediu o mandado de prisão, entrou em contato com Lira por telefone logo depois de assinar a decisão.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), primeiro vice-presidente da Câmara, afirmou que as declarações de Daniel são reprováveis, mas que é preciso haver um debate técnico sobre o flagrante.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo