Política

Deputado do PT aciona justiça contra Alvim por crime de apologia ao nazismo

Vídeo postado pelo ex-secretário de Cultura possui trechos semelhantes ao discurso de Joseph Goebbels

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) anunciou nesta sexta-feira 17 que vai apresentar ao Ministério Público Federal um pedido de prisão do secretário de Cultura, Roberto Alvim, após ele ter feito uma declaração em vídeo baseado em discurso do ministro do regime nazista Joseph Goebbels.

O pedido, que será feito na Procuradoria dos Direitos do Cidadão, argumenta que Alvim fez apologia ao nazismo. Segundo o parágrafo 1º, do artigo 20, da Lei 7.716/89 é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa”.

Após a grande repercussão do vídeo, o presidente Jair Bolsonaro decidiu exonerar o secretário do cargo. 

No vídeo postado nas redes oficiais da Secretaria Especial de Cultura, Alvim fala: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”.

“A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”, disse o ministro de cultura e comunicação de Hitler em um pronunciamento para diretores de teatro, segundo o livro “Goebbels: a Biography”, de Peter Longerich.

O discurso de Alvim veio acompanhado de um tom ameaçador junto de uma trilha sonora misteriosa. Atrás do secretário tinha uma foto de Jair Bolsonaro, ao lado esquerdo uma bandeira do Brasil e do lado direito da tela uma cruz. Isso fez com que, nas redes sociais, as pessoas comparassem o vídeo com pronunciamentos nazistas e o nome de Goebbels se tornou um dos assuntos mais comentados desta madrugada.

Uma das referências no vídeo é a música de fundo, que veio da ópera “Lohengrin”, de Richard Wagner, uma obra que Hitler contou em sua autobiografia ter sido decisiva em sua vida.

Alvim, que é diretor de teatro, foi nomeado em setembro de 2019 para o cargo de diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte. Ele se destacou por ser um dos poucos de sua classe a apoiar o presidente. Em novembro, Bolsonaro o escolheu para comandar a Secretaria Especial de Cultura no lugar de Ricardo Braga.

Ainda não há informações sobre quem assume a secretaria no lugar de Alvim.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo