Assine

Política

Datafolha: para 56% dos brasileiros, Bolsonaro é incapaz de liderar o País

Já o grupo que vê o presidente capaz de liderar o Brasil caiu de 46% em janeiro para 42%, no limite de margem de erro do levantamento

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira 17 aponta que 56% dos brasileiros consideram o presidente Jair Bolsonaro incapaz de liderar o País, que vive o pior momento da pandemia do novo coronavírus.

No último levantamento do instituto, realizado entre 21 e 22 de janeiro, 50% dos entrevistados atestavam a incapacidade de Bolsonaro. Já o grupo que vê o presidente capaz de liderar o Brasil caiu de 46% para 42%, no limite de margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Entre os que consideram Bolsonaro incapaz estão os brasileiros que ganham acima de dez salários mínimos (62%) e os que têm curso superior (também 62%). No Nordeste, os críticos a Bolsonaro chegam a 63%.

Já os moradores do Sul (51%), do Norte/Centro-Oeste (49%) e os evangélicos (52%) acreditam mais em uma suposta capacidade de liderança de Bolsonaro.

O Datafolha ouviu 2.023 pessoas por telefone em todo o País entre 15 e 16 de março.

Rejeição

Também nesta quarta-feira 17, levantamento Datafolha apontou que a rejeição ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento ao novo coronavírus bateu recorde.

Segundo o instituto, 54% dos brasileiros veem a atuação do presidente como ruim ou péssima. Na pesquisa anterior, realizada entre 20 e 21 de janeiro, 48% reprovavam o trabalho de Bolsonaro.​

Na rodada atual, o índice daqueles que acham sua gestão da crise ótima ou boa caiu de 26% para 22%, enquanto quem a vê como regular foi de 25% para 24%.

Entre os empresários, 38% consideram o trabalho do ex-capitão ótimo ou bom.

A maioria dos entrevistados acredita que o agravamento da crise no Brasil é culpa do presidente pela falta de planejamento e pelo comportamento negacionista.

Consideram Bolsonaro o principal culpado 43% dos entrevistados.

Já os governadores, que em grande parte têm se batido com o governo federal por defenderem medidas mais rígidas de isolamento social, são vistos como culpados por 17%. Prefeitos ficaram com 9% das menções.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.