Política

Datafolha: Lula venceria Bolsonaro no 2º turno por 17 pontos; em julho, eram 20

No levantamento divulgado nesta quinta 18, o petista aparece com 57% das intenções de voto, ante 37% do ex-capitão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 18 aponta que o ex-presidente Lula (PT) venceria Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno por 17 pontos percentuais. Na rodada anterior, publicada em 28 de julho, o petista triunfava por 20 pontos.

No levantamento desta quinta, Lula aparece com 57% das intenções de voto, ante 37% de Bolsonaro. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 2% não opinaram.

Na disputa direta, o petista abre vantagem no eleitorado feminino. Lula marca 56% entre as mulheres e 51% entre os homens. O ex-capitão, por sua vez, vai a 39% entre os homens e a 34% entre as mulheres.

Lula mantém uma grande vantagem no Nordeste, onde venceria por 65% a 25%. Também levaria a melhor no Sudeste (52% a 37%) e empataria tecnicamente no Sul (47% a 45%). Bolsonaro aparece numericamente à frente, mas tecnicamente empatado com o petista, no Centro-Oeste (48% a 46%) e no Norte (48% a 47%).

Considerando o recorte de renda, Lula atinge 64% entre aqueles com rendimento familiar mensal de até dois salários mínimos, contra 27% de Bolsonaro. Entre os que ganham mais de dez salários, há empate técnico: 49% para Lula, 47% para Bolsonaro.

Entre dois e cinco salários, Bolsonaro e Lula empatam tecnicamente, com 47% e 45%, respectivamente. O presidente venceria no recorte entre cinco e dez salários, por 52% a 38%.

A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-09404/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo