Política

Datafolha: Lula vai a 48% e pode vencer no 1º turno; Bolsonaro tem 27%

Ciro Gomes, o 3º colocado, aparece a 20 pontos do ex-capitão

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 26 mostra que Lula (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 21 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).

O petista soma 48% das intenções de voto, ante 27% do ex-capitão. Os adversários de Lula, somados, chegam a 40%, o que indica a possibilidade de vitória já no primeiro turno.

A terceira via está distante do segundo turno. Ciro Gomes (PDT), o terceiro colocado, marca 7%. Aparecem a seguir André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2% cada; e Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU), com 1% cada. Brancos e nulos são 7%. 4% não sabem ou não responderam.

Na rodada anterior, divulgada em março, Lula tinha 43% e Bolsonaro, 26%. A diferença era de 17 pontos percentuais.

Considerando apenas os válidos – excluídos os brancos e nulos -, Lula vai a 54%, seguido por Bolsonaro (30%), Ciro (8%), Janones (2%), Tebet (2%), Marçal (1%) e Vera (1%).

Lula também cresceu na pesquisa espontânea, modalidade em que não são apresentados os nomes dos candidatos, atingindo 38% (em março eram 30%). Bolsonaro tinha 23% e agora anota 22%.

Bolsonaro é o candidato mais rejeitado, conforme o levantamento. 54% disseram não votar nele de jeito nenhum. Lula (33%) e Ciro (19%) aparecem distantes do presidente.

Segundo turno

O levantamento também aponta que Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro na projeção para o segundo turno.

O petista aparece com 58% das intenções de voto, ante 33% do ex-capitão (25 pontos percentuais de diferença). Na rodada anterior, de março, a liderança era de 55% a 34% (21 pontos percentuais).

Brancos e nulos somam 8% (eram 10%) e 1% não sabe ou não respondeu (o mesmo índice de dois meses atrás).

Veja outros dois cenários testados pelo levantamento para o segundo turno:

  • Ciro Gomes (PDT) 52% x 36% Bolsonaro
  • Lula 55 x 29% Ciro

O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades entre 25 e 26 de maio. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE com o número BR-05166/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo