Política

DataFolha: 53% dos brasileiros não confiam em nada do que diz Bolsonaro

Pesquisa também aponta que 47% da população reprova o governo do ex-capitão

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A credibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) continua em baixa. Cerca de 53% da população afirma nunca confiar nas declarações do ex-capitão. É o que aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 23. 

A desconfiança no que diz o presidente teve uma pequena oscilação em comparação ao levantamento realizado em maio, quando o percentual alcançou 56%.  Já os que confiam nas declarações do presidente permanece estável. 

Entre os que avaliam a gestão federal como ruim ou péssima o índice de desconfiança chega a 91%. 

Entre os apoiadores mais fiéis, o discurso de Bolsonaro também perdeu força. Apenas 43% dos eleitores que declararam votar para a reeleição do presidente acreditam nas afirmações. Outros 3% não confiam nunca. 

Uma pesquisa do site Aos Fatos, divulgada em janeiro, mostrou que o presidente deu sete informações falsas ou distorcidas por dia em 2021. Os dados reforçam a existência de um ceticismo da população com o ex-capitão. 

Além das informações não verídicas, Bolsonaro insiste em elevar o tom e se firmar em discursos radicais contra as instituições do País. Esses fatores podem explicar a alta reprovação do governo do ex-capitão. Quase a metade da população, 47%, reprova a gestão federal. 

O índice tem se mantido estável desde maio, segundo pesquisas contínuas do instituto. Isso coloca Bolsonaro como o presidente mais mal avaliado nessa altura do mandato desde 1988, quando o Brasil voltou à democracia. 

Os que avaliam o governo federal como regular somam 26%, mesmo número dos que aprovam.

A pesquisa entrevistou 2.556 eleitores em 181 cidades entre os dias 22 e 23 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar