Política

Dança das cadeiras na prefeitura expõe divergência entre Covas e Doria

Antigo chefe da secretaria estadual de Educação, Cury Neto é alvo recorrente de críticas do novo governador João Doria

Apoie Siga-nos no

Mudanças a vista na Prefeitura. Covas exonerou Alexandre Schneider, da Educação, e outros quatro secretários. A pasta foi entregue ao ex-tucano João Cury Neto, secretário estadual da Educação na gestão de Márcio França (PSB) e amigo de longa data do prefeito.

Cury foi expulso do PSDB quando aceitou o cargo no governo do adversário de João Doria.

Tido como bom gestor até por opositores, Schneider colecionava rusgas com a prefeitura, desde que criticou a polêmica farinata, ainda na gestão Doria. Ao comentar a saída, o ex-secretário rechaçou o discurso de ‘herança maldita’ e anunciou que vai deixar a vida pública.

Apesar disso, fontes próximas ao Palácio dizem que a troca desagradou o governador. Persona non grata no tucanato, mas não só, Cury Neto é o pivô do primeiro abacaxi que Doria terá que descascar no governo: falta de professores e material escolar para o início das aulas.

Na quarta 8, Doria usou o Twitter para reclamar da falta de contratos de compra dos kits escolares para 2,6 milhões de alunos da rede estadual. De acordo com o novo secretário Rossieli Soares, só o material da capital está garantido; Cury afirma que os atrasos são pontuais.

Ele também atribuiu a Cury e França o risco de um apagão no corpo docente estadual. “Cerca de 60 mil alunos correm o risco de não terem aula pela falta de professor. Fruto da falta de planejamento da gestão que nos antecedeu”, escreveu o tucano no Twitter.

O governo recorreu ao Supremo para contornar uma decisão do TJ-SP que barrou a contratação de professores temporários.

Um membro do alto tucanato ouvido pela reportagem vê tons de vendeta na escolha de Covas. Há um mês, Doria nomeou para a presidência da Cetesb a professora Patricia Iglecias, que substituiu Covas no comando da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em 2015. À época, dezenas de funcionários dele foram dispensados.

Dança das cadeiras

Tanto Doria quanto Covas costuram alianças para garantir sustentação diária ao governo, mas de olho nas próximas eleições. Em coletiva, o prefeito admitiu que o objetivo, além de garantir cumprimento de metas, era ‘consolidar apoio’ à gestão

A mudança é vista principalmente como um cortejo a Márcio França, seu adversário virtual na disputa pela prefeitura em 2020. “Nós temos um candidato fortíssimo. Já o Bruno nem sabe ainda se será apoiado pelo Doria” avalia o vereador Camilo Cristófaro (PSB).

França diz ver com bons olhos a indicação de Cury Neto. “Sempre acho positivo quando se escolhe alguém que respeito e admiro”, declarou a CartaCapital.

A mudança também abre espaço para o PRB, partido ligado à Igreja Universal que cuidará de Habitação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.