Política

Damares é denunciada na ONU por censura a Conselho de Direitos Humanos

Entidades acusam a ministra de impedir publicações do colegiado no site da pasta; em agosto, Damares atacou o conselho pelo Twitter

Foto: Luiz Alves/MMFDH
Apoie Siga-nos no

A ministra Damares Alves é alvo de denúncia formalizada nesta quinta-feira 12 na Organização das Nações Unidas (ONU). A representação relata “a intervenção e a censura” ao Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão de monitoramento e fiscalização de políticas públicas de direitos humanos no Brasil.

Assinam o texto as organizações Justiça Global, Terra de Direitos, Central de Cooperativas Unisol Brasil, ABGLT, Conectas Direitos Humanos, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos.

A queixa formal acusa Damares de impedir publicações de recomendações, decisões e resoluções do Conselho no site do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

 

A censura ocorre após ela realizar ataque público ao CNDH, em 26 de agosto, no Twitter, recomendando que suas manifestações sejam ignoradas e afirmando que o Conselho “está longe de se preocupar com direitos humanos”. Em 27 de agosto, a ministra demitiu a coordenadora geral do Conselho, Caroline Dias.

O documento é endereçado aos altos comissários da ONU, Michele Bachelet e Michel Forst. Nele, as organizações escrevem que “este ato arbitrário viola a autonomia e a independência administrativa do Conselho, estabelecidos pelos Princípios de Paris”.

“O governo federal tem, constantemente e arbitrariamente, atacado os colegiados de participação civil. Em abril, o governo assinou um decreto que extinguiu centenas de conselhos sociais; em junho, demitiu (também por decreto) especialistas e deixou de pagar salários do Mecanismo Nacional para a Prevenção e Combate à Tortura, responsável por monitorar as condições das unidades penitenciárias, hospitais psiquiátricos, entre outras”, diz a representação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo