Justiça

Criticado por ‘lawfare’ contra o PT, Dallagnol agora usa o termo para acusar o TCU

O ex-procurador foi condenado a indenizar a União em 2,8 milhões de reais referentes a diárias e passagens injustificadas durante Lava Jato

Dallagnol
Deltan Dallagnol, pré-candidato a deputado federal pelo Paraná. Foto: Evaristo Sá/AFP Deltan Dallagnol. Foto: Evaristo SA/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-procurador da operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol  acusou o Tribunal de Contas da União de praticar “lawfare”, termo que se refere ao uso abusivo da Justiça com fins políticos.

O tribunal condenou o agora pré-candidato a deputado federal pelo Podemos a reembolsar cerca de 2,8 milhões referentes a passagens de avião e diárias de hotéis pagos a procuradores de outros estados para atuar em Curitiba. 

Segundo o ex-procurador, existe o “lawfare” em cortes superiores porque elas são “instrumentalizadas” por indicações políticas em suas composições.

A expressão utilizada pelo ex-procurador é a mesma usada pelo PT ao criticar as decisões no curso da operação, comandada por Deltan e Sergio Moro. 

“Quando eu ouvia o PT falar que era vítima de perseguição de “lawfare”, que é o uso do direito como instrumento de poder para perseguição política, isso nunca fez sentido para mim, porque é impossível acontecer “lawfare” nas primeiras instâncias do Judiciário, porque elas estão sujeitas a uma série de controles”, afirmou o pré-candidato. 

E concluiu: “Agora, o que existe sim é “lawfare” nas últimas instâncias, nas Cortes superiores. Porque são as Cortes superiores que são instrumentalizadas, na mesma forma que os órgãos públicos são instrumentalizados para desvio de dinheiro público. O sistema busca aparelhar Cortes superiores com pessoas que vão protegê-los”. 

Com a decisão, que também condenou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, responsável por autorizar a criação da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba e e João Vicente Beraldo Romão, então procurador-chefe da Procuradoria da República do Paraná, os três podem se tornar inelegíveis, após o trânsito em julgado da condenação. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar