Política

Criminalizar LGBTfobia dificulta emprego a homossexuais, diz Bolsonaro

Para combater a medida, Bolsonaro voltou a defender a indicação de um ministro evangélico para a Suprema Corte

AGU recorre de decisão do STF que criminalizou a LGBTfobia .
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro comentou, na manhã desta sexta-feira 14, a decisão do Supremo Tribunal Federal de igualar a LGBTfobia ao crime de racismo. Para o presidente, a medida prejudica os homossexuais na hora de arrumar um emprego, pois o ‘patrão ficará receoso ao ser acusado falsamente de racismo se o futuro funcionário for demitido um dia’. “Não tem na testa que ele é gay”, afirmou o presidente, em café da manhã com os jornalistas.

Bolsonaro, que já se declarou homofóbico diversas vezes, considera a decisão da Corte equivocada e diz que os ministros estão fazendo um trabalho que cabe apenas ao Congresso. “A convivência do País com a instituição está se tornando insuportável”, disse.

 

O presidente, em seus quatro anos de mandato, terá direito a indicar dois nomes para a Suprema Corte. Em 2020, com a saída do decano Celso de Mello, e em 2021, com a saída do ministro Marco Aurélio Mello. No encontro com os jornalista nesta manhã, Bolsonaro voltou a defender um nome evangélico para ocupar a cadeira no STF. “Um ministro evangélico poderia se contrapor à criminalização da homofobia com base em trechos da Bíblia e, se visse que sua posição estava perdendo, pedir vista”, disse o presidente.

Mesmo com essa declaração, Bolsonaro se contradisse e afirmou não querer envolver religião com política.

Agora é crime

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira 13, que o crime de racismo seja enquadrado nos casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais).

A partir de agora, crimes de ódio contra a população LGBT serão punidos na forma do crime de racismo, cuja conduta é inafiançável e imprescritível. A pena varia entre um e cinco anos de reclusão, de acordo com a conduta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo