Política

Comissão presidida por Eduardo Bolsonaro aprova repúdio a Fernández

Requerimento afirma que novo presidente argentino afrontou justiça brasileira ao apoiar soltura de Lula

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou, nesta quarta-feira 6, um requerimento que pede o repúdio ao presidente eleito na Argentina, o peronista Alberto Fernández, por desrespeito ao sistema judiciário brasileiro.

A queixa se dá pela postura de Fernández em apoiar publicamente a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento aprovado não cita o petista nominalmente, mas diz que é afrontosa a menção de “ex-presidente brasileiro” como preso político.

O requerimento, proposto pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), afirma que “ao questionar as decisões judiciais brasileiras, o presidente eleito sinaliza não pretender estabelecer canais de diálogo entre os dois países”.

O parlamentar também escreve que a chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner tem intenções de restituir “populismo histórico” e “dependência social por meio da estatização e ineficiência da economia”.

“Pode-se dizer que houve uma quebra de decoro internacional que preza pelas boas relações diplomáticas”, diz o documento. “Como se não bastasse, o declarado apoio do sr. Fernández a ex-líderes da América do Sul que estão condenados em mais de uma instância, ou respondendo a processos por crimes contra a sociedade e a ordem financeira de seus estados, revela a linha que será adotada pela nova administração argentina”.

Incomodado com a eleição de Fernández, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviará o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para representá-lo na cerimônia de posse no país vizinho. O presidente brasileiro já quebrou a tradição diplomática ao não cumprimentar o novo chefe de estado argentino após a vitória.

Durante a campanha, Bolsonaro chegou a chamar a chapa Fernández-Kirchner de “bandidos de esquerda” e disse que argentinos fugiriam do país se a dupla fosse vencedora.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo