Política

Comissão do Senado aprova convite para Milton Ribeiro explicar lobby de pastores no MEC

Parlamentares também aprovaram depoimentos de líderes religiosos, prefeitos e do presidente do FNDE

Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta quinta-feira 24, o convite para que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, esclareça a atuação dos pastores lobistas na liberação de verbas da pasta. 

O requerimento do convite foi apresentado pelos senadores Jean Paul Prates (PT) e Randolfe Rodrigues (Rede).

A ida do ministro à Comissão foi marcada para a próxima quinta-feira, 31. Apesar de não haver obrigação de comparecimento, Ribeiro entrou em contato com a Comissão e se comprometeu a prestar os esclarecimentos. 

Em áudios divulgado nesta semana, o chefe da pasta afirmou priorizar os amigos do “pastor Gilmar” no repasse de verbas aos municípios, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O ministro da Educação, que atende pastores amigos de Bolsonaro para intermediar verbas públicas para prefeituras, vai ter que passar a semana preparando-se para dar explicações ao Senado”, declarou Prates. 

“O ministro disse que denunciou os pastores à CGU e mesmo assim continuou recebendo eles para não despertar qualquer desconfiança. Melhor arrumar desculpa melhor que essa. Vamos esclarecer mais esse gabinete paralelo de Bolsonaro e as mamatas que ele criou”, acrescentou. 

A Comissão também aprovou a solicitação de depoimento dos pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura, bem como do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes da Ponte. 

Outros seis prefeitos serão convidados a prestar esclarecimentos ao Senado, entre eles, Kelton Pinheiro, de Bonfinopólis (GO), que afirmou ao jornal O Globo ter recebido pedido de propina para a liberação de verbas em bíblias. 

Os dois líderes religiosos são acusados de pedir valores em troca de ajuda para a liberação de recursos do MEC para obras em seus municípios. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo