Política

Com elogios a Bolsonaro, Jefferson se lança à Presidência: ‘Opção ao eleitorado direitista’

O bolsonarista alega que sua candidatura é uma resposta ao lançamento aos nomes de esquerda

O ex-deputado federal Roberto Jefferson. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-deputado Roberto Jefferson, que cumpre prisão domiciliar por ameaças antidemocráticas, teve seu nome aprovado em convenção partidária realizada nesta segunda-feira 1º para ser o candidato do PTB ao Palácio do Planalto.

Afastado da presidência da legenda, mas ainda considerado presidente de honra, Jefferson disse em vídeo que não será um adversário de Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral. Segundo alegou, sua candidatura é uma resposta aos muitos nomes de esquerda que se apresentam ‘como um polvo de muitos tentáculos’.

“O candidato de direita é desconstruído pela ação intensa de uma fauna de candidatos da oposição que se alterna em ataques e reunifica eleitores desgarrados de seu bloco esquerdista”, argumentou o ex-deputado.

“Nossa ação não se opõe a Bolsonaro. Confronta a abstenção, preenchendo alguns nichos de opção ao eleitorado direitista”, completou em seguida. Ele reforçou que pretendia que Bolsonaro tivesse se filiado ao seu partido, o PTB, para ser candidato e não ao PL, de Valdemar Costa Neto.

“Sou fã das ideias de Bolsonaro. Ele defende os mesmos valores e bandeiras do nosso PTB”, disse lamentando a escolha do aliado, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. Segundos antes, reforçou que as circunstâncias então o levaram a oferecer seu nome como candidato da legenda. O anúncio foi aplaudido e aprovado por aclamação.

Jefferson atualmente cumpre prisão domiciliar, mas, por vários meses, esteve atrás das grades após promover ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal. A mudança de status de sua prisão se deu apenas após constantes alegações de que seu estado de saúde era grave e vinha piorando pelas condições impostas pelo cárcere. Da cadeia, vale lembrar, não arrefeceu o ímpeto de ataque ao STF, que criticou por cartas e vídeos distribuídos por aliados.

Durante esse período ele também teceu críticas sobre Bolsonaro, seus filhos e aliados políticos. Na convenção partidária, no entanto, não direcionou ataques ao ex-capitão. Um de seus aliados, o ex-senador Delcídio do Amaral, preso recentemente sob a alegação de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, discursou minimizando as críticas recentes de Jefferson ao presidente. “Acho pertinente uma candidatura do ex-deputado Roberto Jefferson”, disse. “Roberto Jefferson defendeu mais o presidente Bolsonaro do que os próprios ministros do governo”, completou logo em seguida.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo