Política

Ciro reage à ausência de Lula e Bolsonaro em debate: ‘Gêmeos fujões’

Veículos responsáveis pela transmissão pretendiam reunir os presidenciáveis no dia 14 de setembro, mas não tiveram resposta do ex-presidente e do ex-capitão

Fotos: Montagem/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não responderam ao consórcio de veículos de imprensa que pretendia promover um debate eleitoral no dia 14 de setembro, em São Paulo. Pela falta de confirmação, G1, O Globo, Valor Econômico, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, optaram por cancelar a transmissão. O comunicado foi divulgado na quinta-feira 11.

Segundo com os veículos, as campanhas dos presidenciáveis receberam o convite no último dia 3 de agosto e, pelas regras do evento, tinham até o fim da noite de quarta-feira 10 para confirmar a participação, o que não ocorreu no caso de três candidatos: Lula, Bolsonaro e José Maria Eymael (PSC). Como o petista e o ex-capitão lideram as pesquisas eleitorais, o consórcio de veículos de imprensa optou pelo cancelamento do evento.

“O consórcio de veículos de imprensa lamenta a falta de disposição dos dois candidatos que lideram as pesquisas em debater os problemas e as soluções para o país neste momento importante da democracia brasileira”, publicaram os veículos que integravam o grupo. “O consórcio permanece aberto a voltar a discutir a possibilidade de realização do evento caso haja interesse por parte das campanhas que lideram as pesquisas”.

Ciro reage

O pedetista Ciro Gomes (PDT), que está em terceiro lugar nas pesquisas e foi um dos candidatos que confirmou presença, reagiu com indignação ao cancelamento. Ele aproveitou o tema para tornar a equiparar os perfis de Lula e Bolsonaro:

“Mais uma vez se repete o absurdo: os gêmeos fujões Lula e Bolsonaro abandonam o debate, e a imprensa que se diz livre e democrática rende-se ao jogo sórdido e autoritário e cancela o evento”, escreveu o pedetista. “Quem fica devendo mais à democracia?.

Ciro tem reagido à falta de espaço para confrontar diretamente Lula e Bolsonaro. Ele aposta na discussão de projetos de governo, assim como na campanha de TV, para crescer em intenções de voto. Atualmente, segundo a mais recente pesquisa nacional, da Quaest, Ciro está em terceiro lugar com 5% das intenções de voto. Bolsonaro aparece em segundo com 32% e Lula lidera com 44%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.