Política

Ciro Gomes terá Ana Paula Matos, do PDT, como vice na eleição presidencial

Com a vice-prefeita de Salvador, o ex-ministro terá uma chapa pura; o PDT não conseguiu atrair outras legendas

Ciro Gomes e Ana Paula Matos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O PDT anunciou nesta sexta-feira 5 a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente da República na chapa de Ciro Gomes.

Em nota, o partido afirmou que Matos tem “grande experiência na gestão pública, contribuirá com a coordenação do plano de governo e terá papel fundamental na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento”.

A escolha por Ana Paula ocorreu em uma reunião da Executiva pedetista em Brasília. O nome da vice foi oficializado no último dia do prazo para as convenções partidárias.

Ciro chegou ao fim da convenção sem alianças formais com outras legendas. Com a dificuldade de atrair outras siglas, portanto, o PDT teve de optar por uma chapa pura.

Nas eleições presidenciais de 2018, Ciro teve Katia Abreu, então no PDT, como sua vice. Naquela ocasião, os pedetistas conseguiram atrair para sua coligação apenas o pequeno Avante – partido que neste ano apoiará Lula (PT).

Há quatro anos, Ciro recebeu 13.344.366 votos (12,47% do total) e ficou na terceira colocação, mesma posição ocupada nas pesquisas de intenção de voto para o pleito de 2022. Jair Bolsonaro, então no PSL, e Fernando Haddad, do PT, foram ao segundo turno.

Uma pesquisa Quaest divulgada na última quarta-feira 3 apontou que Lula lidera a corrida à Presidência com 44% das intenções de voto, ante 32% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro tem 5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar