CartaCapital celebra 27 anos com vídeo sobre a sua marca no jornalismo brasileiro; assista

Maior referência progressista na imprensa brasileira, CartaCapital mantém a defesa da igualdade, nas bancas e na internet

CartaCapital celebra 27 anos com vídeo sobre a sua marca no jornalismo brasileiro; assista

Política

No 1º aniversário da revista CartaCapital, em agosto de 1995, estampamos na capa a história de um sistema que concentra poder nas mãos de poucos. A oligarquia brasileira, composta por inextinguíveis senhores da terra, possui uma lógica complexa e dissimulada, e essa é a principal razão de sua capacidade de resistência. Ela também transcende o alcance de chefetes locais e chefões regionais, descendentes do coronelato tradicional. Assim descrevia o editorial de Mino Carta, nosso diretor de redação, naquela edição especial dos doze meses estreantes deste veículo.

Vinte e sete anos depois, CartaCapital celebra mais um ano com o orgulho de ter mantido o jornalismo que tem compromisso com a defesa da justiça e a denúncia da desigualdade. Ao longo desse período, o leitor teve à disposição nas bancas, semanalmente, uma fonte de informação inteligente, que contribuiu para um Brasil mais desenvolvido e democrático.

Com pensamento crítico e respeito aos fatos e à inteligência do leitor, CartaCapital sempre provou a sua coragem e excelência ao desvelar projetos políticos nocivos à sociedade brasileira, baseados, sobretudo nos últimos anos, em reformas econômicas que lesam profundamente o cotidiano de milhões de pessoas. Também esteve na dianteira da oposição ao autoritarismo, com foco nos verdadeiros detentores do poder, dentro e fora do País, tendo como norte, por todo esse tempo, a defesa do Estado Democrático de Direito.

Sem se dobrar a pressões de qualquer natureza, CartaCapital executou, ainda, o seu papel de questionar supostos consensos e fiscalizar e cobrar decisões de quem quer que governe, sem deixar de lado, em nenhum dos seus períodos de vida, a tarefa de seguir evidenciando os acentuados contrastes que permanecem como características fundamentais da nossa organização social.

Para celebrar os 27 anos de trajetória, CartaCapital lança um vídeo que recapitula a sua marca de maior referência no jornalismo progressista brasileiro, com revistas impressas em circulação nacional e conteúdo exclusivo para plataformas digitais. Como ensina Mino Carta, a desigualdade é uma verdade factual; portanto, retratá-la incansavelmente é estar a serviço do bom jornalismo.

 

“A revolta contra a injustiça e o desequilíbrio social desumano é um fato inescapável. Precisamos, portanto, como jornalistas, contar a verdade como ela é.”

Mino Carta

 

Assista ao vídeo e assine CartaCapital em https://assinecarta.com.br/. A defesa da justiça, do desenvolvimento e da democracia precisa do seu apoio.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem