Educação

Câmara de Salvador troca Paulo Freire por José Bonifácio em nome de escola

Autor do projeto, o vereador Alexandre Aleluia (DEM) imitou Bolsonaro e também chamou o filósofo de energúmeno

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) escreveu o projeto. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

A Câmara Municipal de Salvador (BA) aprovou, na terça-feira 17, um projeto de lei que muda o nome da Escola Municipal Educador Paulo Freire para Escola Municipal José Bonifácio. A decisão dos parlamentares ocorreu um dia após o presidente Jair Bolsonaro chamar o filósofo de “energúmeno”.

Autor do projeto, o vereador Alexandre Aleluia (DEM) comemorou em sua rede social. O parlamentar reforçou a expressão usada por Bolsonaro para se referir a Freire e publicou uma foto para zombar do educador.

“Salvador não tinha nenhuma escola com o nome de José Bonifácio, mas existia uma Escola Municipal Educador Paulo Freire. Hoje, o meu Projeto de Lei nº 242/19 foi aprovado. Sai o ‘energúmeno’ e entra a Escola Municipal José Bonifácio”, escreveu.

O nome escolhido para substituir Paulo Freire é do “Patriarca da Independência”, como ficou conhecido o professor José Bonifácio de Andrada e Silva. Nascido em 1763, ele foi professor universitário e participou do Primeiro Reinado de D. Pedro I, tendo papel, posteriormente, na preparação e na consolidação da Independência do Brasil.

#Salvador não tinha nenhuma escola com o nome de José Bonifácio, mas existia uma Escola Municipal Educador Paulo Freire….

Posted by Alexandre Aleluia on Tuesday, December 17, 2019

Para a vereadora do PT, Marta Rodrigues, a aprovação ocorreu por meio de um “golpe”, porque, segundo ela, a proposta pegou a Câmara de surpresa. Para a parlamentar, o objetivo é perseguir a memória de Paulo Freire. Em sua rede social, ela criticou a matéria.

“Além de absurda a aprovação desse projeto que quer trocar o nome de uma escola municipal de Paulo Freire para José Bonifácio, foi também um golpe, pois o projeto do vereador Aleluia não estava no acordo de votação da Câmara. Não vamos permitir!”, afirmou.

O projeto ainda precisa ser publicado no diário oficial da cidade. Para isso, o texto deve ser sancionado pelo prefeito ACM Neto, do mesmo partido que Aleluia, o DEM. Só depois disso a medida entra em vigor.

 

O desprestígio com Paulo Freire vai na contramão da decisão do Senado Federal, que aprovou requerimento para realizar uma sessão especial de homenagem ao filósofo em 4 maio de 2020, mês em que sua morte completa 23 anos. A proposta teve autoria do senador Weverton (PDT-MA).

Em 2012, o educador passou a ser reconhecido como patrono da educação brasileira por ter dedicado grande parte da sua vida à alfabetização e à educação da população mais pobre. Em sua obra mais conhecida, “A Pedadogia do Oprimido”, ele propôs um novo modelo de ensino com dinâmica mais vertical entre professores e alunos. O texto teve tradução para mais de 40 idiomas.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo