Política

‘Caguei para a CPI, não vou responder nada’, diz Bolsonaro

Após receber carta da cúpula da comissão, o presidente afirmou que não cederá informações sobre a compra de vacinas

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro declarou que não responderá à carta apresentada pela cúpula da CPI da Covid, que cobra explicações sobre as acusações feitas pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF).

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira 8, Bolsonaro disparou ofensas contra o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

“Você sabe qual é a minha resposta, pessoal? Caguei. Caguei para a CPI. Não vou responder nada.”

Em seguida, chamou Aziz de “hipócrita”, Rodrigues de “analfabeto” e Calheiros de “aliado de Lula”. Também negou envolvimento nos supostos superfaturamentos na compra das vacinas.

Bolsonaro também afirmou que conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para definir um percentual da população vacinada e, a partir disso, revogar a obrigatoriedade do uso da máscara contra a Covid-19.

“Quem quiser continuar usando, fique à vontade, não tem problema nenhum”, disse. “Mas, obviamente, quem achar que não deve mais usar, porque já foi vacinado ou porque já foi contagiado, isso é um direito dele. Democracia é isso.”

Em seguida, Bolsonaro ironizou campanhas de vacinação por governadores e declarou que a imunização não deve ser obrigatória, ignorando recomendações sanitárias que consideram a proteção coletiva como forma mais eficaz para o combate à pandemia.

“No que depender de mim, ela não é obrigatória. Quem achar que deve se vacinar, se vacine. Quem achar que não deve, não se vacine. Afinal de contas, quem acredita na vacina está protegido. Quem não acredita, a vida é dele.”

O presidente estava ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e de um apoiador contra quem o chefe do Planalto havia feito comentários racistas horas antes. Na ocasião, Bolsonaro disse que o cabelo black power servia para criação de baratas. Durante a live, no entanto, o apoiador disse que não se sentiu ofendido.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo