Política

Bolsonaro sobre Fernández: apoio a #LulaLivre afronta o judiciário brasileiro

Presidente eleito na Argentina publicou foto em apoio à soltura do petista

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante viagem. (Foto: Cleber Clauber Caetano/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) condenou as manifestações do presidente eleito na Argentina, Alberto Fernández, em favor da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração de Bolsonaro ocorreu em visita ao Qatar, nesta segunda-feira 28. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

“É uma afronta à democracia brasileira, ao sistema judiciário brasileiro. Uma pessoa condenada em duas instâncias, outras condenações a caminho. Ele está afrontando o Brasil de graça, no meu entender”, disse o presidente brasileiro.

No domingo 27, data em que os argentinos foram às urnas votar nas eleições presidenciais, Fernández publicou, em sua conta no Twitter, uma foto em que faz gestos com as mãos em apoio a Lula.

Devido à postura ideológica de Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, Bolsonaro já anunciou que não cumprimentará o novo chefe de Estado do país vizinho. Segundo o presidente brasileiro, a Argentina “escolheu mal”.

Em 12 de agosto, durante visita ao Rio Grande do Sul, Bolsonaro havia dito que, se Fernández fosse eleito, argentinos fugiriam para o Brasil. Dois dias depois, em discurso no Piauí, o presidente brasileiro chamou a dupla vencedora na Argentina de “bandidos de esquerda”.

“Nós juntos vamos varrer a corrupção e o comunismo do Brasil. Olha o que está acontecendo na Argentina agora. A Argentina está mergulhando no caos. A Argentina começa a trilhar o rumo da Venezuela, porque, nas primárias, bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar