Política

Bolsonaro publica vídeo de Russomanno e afirma: “Uma aula de humildade”

Candidato a prefeito de São Paulo, que quer o apoio do presidente, falava sobre o aumento do preço do arroz nos supermercados

Foto: Marcos Corrêa Foto: Marcos Corrêa
Foto: Marcos Corrêa Foto: Marcos Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro publicou, neste sábado 19, um vídeo nas redes sociais em que o candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) defende o governo federal e rebate críticas do deputado Kim Kataguari (DEM-SP).

Na gravação, Russomanno fala sobre o aumento de preço do arroz nos supermercados. Ao comentar, o presidente classificou como “uma aula de humildade e conhecimento”.

Eleições 2020

O candidato do Republicanos foi incentivado por Bolsonaro a entrar na campanha para prefeitura de SP e recebeu a sinalização de que teria seu apoio. Ambos chegaram a se reunir em Brasília para tratar do assunto.

O principal objetivo dos bolsonaristas é confrontar, na capital paulista, o governador João Doria (PSDB), potencial candidato ao Palácio do Planalto na disputa de 2022 e do mesmo partido do prefeito Bruno Covas, candidato à reeleição.

O presidente tem apenas dois “aliados” que o defendem abertamente na eleição em São Paulo – o presidente do PRTB, Levy Fidelix, e o ex-presidente da OAB-SP Marcos da Costa (PTB). Nenhum deles, porém, tem densidade eleitoral. Bolsonaro vinha afirmando que não faria campanha para nenhum candidato no primeiro turno das eleições municipais, mas buscou alternativas pontuais para não ficar isolado.

Lula x Bolsonaro

O candidato do PT, Jilmar Tatto, acredita que a eleição em São Paulo será decidida no segundo turno entre ele e Russomanno.

Em entrevista a CartaCapital, o petista disse que a polarização que marcou disputa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro deve se repetir em São Paulo, mas com um resultado diferente.

“Uma vitória do campo progressista enfraquece o Bolsonaro. Na minha visão, ele entrará de cabeça na eleição (…). Se o Russomanno encarnar a defesa do presidente, acabará polarizando com o PT. Por isso, avalio que, no segundo turno, estarão o candidato do PT e o Russomanno”, diz.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!