Política

Bolsonaro posta vídeo tomando hidroxicloroquina, mesmo sem eficácia comprovada contra covid-19

‘Eu confio na hidroxicloroquina. E você?’, diz presidente, que confirmou infecção por coronavírus

Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro divulgou um vídeo em que toma uma dose da hidroxicloroquina, remédio que não tem eficácia comprovada cientificamente contra a covid-19. A publicação ocorre após o chefe do Palácio do Planalto anunciar que está com a doença, nesta terça-feira 7.

Na legenda da publicação, Bolsonaro escreveu: “Eu tomei a hidroxicloroquina e estou me sentindo muito bem. Uma boa tarde a todos”. Na filmagem, ele aparece sentado à mesa e afirma que toma a 3ª dose do medicamento.

“Estou me sentindo muito bem, estava mais ou menos no domingo, mal na segunda-feira, hoje, terça, estou muito melhor do que sábado. Então, com toda a certeza, está dando certo. Sabemos que existem outros remédios que podem ajudar a combater o coronavírus, sabemos que nenhum tem a sua eficácia cientificamente comprovada. Mas, mais uma pessoa que está dando certa. Então, eu confio na hidroxicloroquina. E você?”, disse.

Pouco antes de Bolsonaro divulgar o vídeo, seu próprio ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, alertou para a falta de evidências sobre a eficácia da substância.

Em 17 de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) cancelou definitivamente os testes com o medicamento, alegando que os ensaios sugerem que a hidroxicloroquina não reduz a mortalidade, quando comparada com o padrão de tratamento em pacientes hospitalizados.

– Eu tomei a Hidroxicloroquina e estou me sentindo muito bem.- Uma boa tarde a todos.

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Tuesday, July 7, 2020

Figuras da oposição protestaram contra a propaganda de Bolsonaro ao remédio sem eficácia comprovada. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) escreveu que “até doente Bolsonaro sabota o combate à pandemia”. O senador Humberto Costa (PT-PE) publicou que “na doença, o presidente aproveita para fazer política, é triste”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo