CartaExpressa

Bolsonaro me autorizou a iniciar a transição, diz Ciro Nogueira

O ministro da Casa Civil indicou que o processo começará formalmente na quinta-feira 3

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou nesta terça-feira 1º ter recebido a “autorização” do presidente Jair Bolsonaro (PL) para iniciar o processo de transição até a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, confirmou horas antes que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) coordenará a transição pelo lado vencedor. A Nogueira caberá conduzir o processo na equipe do candidato derrotado.

“O presidente me autorizou, quando for provocado, com base na lei, a iniciar o processo de transição. A presidente do PT, segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin. Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprimos a lei no nosso País”, disse o ministro em breve pronunciamento em Brasília.

O líder do Centrão se manifestou logo depois de Bolsonaro quebrar o silêncio de mais de 40 horas após a vitória de Lula. O ex-capitão não parabenizou o petista, criticou sem ênfase os bloqueios nas estradas por aliados e ainda mencionou “indignação” com o que chamou de “injustiças” na eleição.

O PT definiu nesta terça a escolha de Alckmin para chefiar a transição. Gleisi e o ex-ministro Aloizio Mercadante também participarão da equipe.

“Alckmin é o vice-presidente da República e tem, mais do que legitimidade, poder político e institucional para conduzir isso. A decisão do presidente foi nesse sentido”, justificou Gleisi após a decisão.

Os trabalhos da equipe devem se iniciar formalmente nesta quinta-feira 3, em Brasília. A equipe de transição trabalhará, ao longo dos próximos dois meses, no Centro Cultural Banco do Brasil, na capital federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.