Política

Bolsonaro foi informado sobre teor de resposta da Defesa ao TSE

Em ofício, ministro diz que Forças Armadas não se sentem prestigiadas e insiste para que sugestões sejam reavaliadas; TSE diz que vai analisar

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova resposta do Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acerca das urnas eletrônicas passou pelo aval do presidente Jair Bolsonaro. Segundo O GLOBO apurou, o documento final não foi avaliado pelo chefe do Executivo, que está em viagem aos Estados Unidos, mas o presidente foi consultado sobre as ideias principais do ofício para manter o alinhamento entre a pasta e o Palácio do Planalto.

No ofício, assinado pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, a Defesa insiste para que as sugestões feitas pelas Forças Armadas sobre “aperfeiçoamento e segurança do processo eleitoral” sejam apreciadas pela Corte Eleitoral. O TSE disse que vai analisar.

O ministro afirma ainda que as Forças Armadas foram elencadas como “entidades fiscalizadoras, ao lado de outras instituições, legitimadas a participar das etapas do processo de fiscalização do sistema eletrônico” pelo TSE, mas que “até o momento”, as Forças Armadas “não se sentem devidamente prestigiadas por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE”.

A inclusão das Forças Armadas no grupo responsável por fiscalizar o processo eleitoral deste ano foi decidida no ano passado pelo então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. O convite foi visto à época como forma de rebater declarações de Bolsonaro em que levanta suspeitas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. Instado a apresentar provas, porém, ele nunca o fez.

Apesar da participação dos militares no grupo, o presidente manteve o discurso em que aponta a possibilidade de fraude nas eleições e citou questionamentos básicos feitos pelas Forças Armadas, como sobre a quantidade de urnas que são auditadas, para dizer que há vulnerabilidades no sistema.

Pesquisa do Datafolha publicada no dia 27 de maio mostra, no entanto, que a maioria da população confia nas urnas eletrônicas, usadas no País desde 1996 sem nunca ter qualquer caso de fraude comprovada. No total, 73% responderam que confiam no sistema usado nas eleições, enquanto 24% afirmam não confiar e outros 2% não sabem. Dentre aqueles que confiam nas urnas, 42% dizem confiar muito e 31% confiam um pouco.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo