Política

Bolsonaro e Ciro são os dois candidatos mais rejeitados entre eleitores, diz pesquisa

Para 55% dos entrevistados, o ex-capitão não é uma opção sob nenhuma hipótese; o pedetista soma 53% no mesmo quesito

Ciro Gomes e Jair Bolsonaro. Fotos: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) são os dois candidatos com o maior volume de rejeição entre os eleitores brasileiros, de acordo com a nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira 3.

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados dizem que Bolsonaro não é uma opção de voto sob nenhuma hipótese. A mesma indicação é feita por 53% dos entrevistados em relação a Ciro. Os dois políticos estariam tecnicamente empatados neste quesito.

A pesquisa também monitorou o desempenho de Lula (PT) no item rejeição. O petista soma 44% de indicações negativas ao seu nome no levantamento desta quarta-feira. Vale registrar que, desde o último levantamento, o índice de rejeição saltou três pontos para o ex-presidente, e oscilou dois pontos para baixo quando se refere a Ciro. Bolsonaro teve uma queda de quatro pontos no mesmo período.

André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Avila (Novo) aparecem com índices menores do que 20%. Os três, no entanto, são desconhecidos pela maioria esmagadora do eleitorado brasileiro, o que explica o baixo nível de apontamentos negativos aos seus nomes.

Governo Bolsonaro é reprovado por 43% dos eleitores brasileiros

A Quaest desta quarta também mediu os níveis de rejeição e aprovação do governo Bolsonaro. Ao todo, 43% dos entrevistados dizem que o ex-capitão faz um trabalho ruim. Só 27% avaliam positivamente o trabalho do atual governo.

Quando comparados ao levantamento anterior, a rejeição recuou quatro pontos percentuais. Já a aprovação ficou estável, variando apenas um ponto para cima. A queda no índice negativo, de acordo com Felipe Nunes, cientista político responsável pela pesquisa, se dá pela recuperação de Bolsonaro entre os próprios eleitores e entre aqueles que recebem o Auxílio Brasil, que ganharam um incremento no valor do benefício no último mês via PEC Eleitoral.

“O governo também voltou a recuperar sua imagem entre os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018. Já são 57% dos eleitores do presidente que avaliam como ótimo/bom o governo Bolsonaro. No começo do ano, eram apenas 45%”, registrou o pesquisador.

Apesar da melhora, Bolsonaro chega em agosto com a maior reprovação para um presidente em exercício que busca reeleição. “Mesmo com a melhora, a situação de Bolsonaro comparativamente aos presidentes que buscaram a reeleição ainda é bem negativa. FHC em 1998 chegou no começo de agosto com rejeição de 18%; Lula em 2006 com 22%; e Dilma em 2014 com 24%. Bolsonaro tem o dobro da rejeição deles”, registra Nunes em sua análise.

A pesquisa desta quarta-feira foi contratada pela Genial e contou com 2 mil entrevistas realizadas entre os dias 28 e 31 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o levantamento está registrado como BR-02546/22.

O levantamento desta quarta também monitorou o desempenho eleitoral dos candidatos. Lula lidera com 44%, Bolsonaro soma 32% e Ciro Gomes aparece com 5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.