Política

Bolsonaro diz que protestos no Chile acontecem porque ditadura acabou

O presidente acredita que o motivo que levou aos protestos são os manifestantes serem contrários às políticas americanas

Presidente Jair Bolsonaro em sua visita ao Japão. Foto: José Dias/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou, nesta terça-feira 22, sobre os protestos que acontecem no Chile contra o aumento da passagem do transporte público. Para o presidente, a culpa das manifestações é porque em 1990 acabou a ditadura do general Augusto Pinochet.

Além disso, o pesselista acredita que o motivo que levou aos protestos são os manifestantes serem contrários às políticas americanas e imperialistas.

“O problema do Chile nasceu em 1990, que ninguém dá valor para isso. Naquela época, as Farc fizeram parte, Fidel Castro, isso tudo. E qual o espírito dessa questão? Primeiro é bater contrário às políticas americanas, imperialistas, segundo eles. E depois são os países que se autoajudam para chegar ao poder”, disse Bolsonaro em Tóquio.

O presidente havia se pronunciado sobre o cenário do país integrante do Mercosul na segunda-feira 21, mas de forma breve. “Tudo o que acontece na América do Sul a gente se preocupa”, afirmou o presidente. O presidente do Chile, Sebastian Piñera, é um aliado político de Bolsonaro.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também se pronunciou sobre os protestos que acontecem na capital chilena. Segundo o chanceler, o governo acompanha o conflito no Chile com “bastante atenção”, mas que o momento exige tranquilidade.

O único caso da América do Sul que Bolsonaro considera ter a situação controlada é a Argentina. “A Argentina está tranquila porque a tendência é elevar o pessoal da Cristina Kirchner”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo