Política

Bolsonaro diz que Maia “enfia a faca” no governo e deputado o acusa de desviar o foco

Chefe do Planalto afirmou que o presidente da Câmara conspira contra o governo ao aprovar pacote de socorro aos estados

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ao lado do novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro atacou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela aprovação do pacote financeiro de socorro aos estados, sem exigir contrapartida dos governadores. Os dois trocaram farpas após o Palácio do Planalto trocar Luiz Henrique Mandetta por Nelson Teich, na chefia do Ministério da Saúde.

Em entrevista à emissora CNN Brasil, Bolsonaro disse que o projeto concentra as despesas no poder Executivo. O texto que passou na Câmara foi uma simplificação de uma proposta do próprio governo, mas antes a ideia era que os estados oferecessem uma contrapartida com ajustes fiscais.

No entanto, a pandemia de coronavírus fez com que os estados perdessem a receita com impostos. A Câmara, então, fez mudanças no texto, para recompor essas perdas. O governo federal reagiu, afirmando que a nova proposta somaria mais de 100 bilhões em gastos. Em resposta, Maia disse que o Palácio do Planalto faz cálculos falsos e que, na verdade, não quer socorrer governadores que são desafetos de Bolsonaro, como João Doria (PSDB) e Wilson Witzel (PSC).

Na televisão, Bolsonaro disse que Maia parece estar conspirando contra a cúpula do governo e quer “esculhambar” a economia para criar boas condições às eleições de 2022.

“Lamento a posição do Rodrigo Maia. Ele resolveu assumir o papel do Executivo com ataques bastante contundentes à nossa posição”, afirmou. “Não pode agir dessa maneira, jogar todos os governadores contra mim, para o Senado aprovar essa proposta. A gente não aguenta isso. Qual o objetivo do senhor Rodrigo Maia, resolver o problema ou atacar o presidente da República? Ele não quer amenizar os problemas, ele quer atacar o governo federal, enfiando a faca no governo federal. Parece que a intenção é me tirar do governo.”

Momentos depois, o presidente da Câmara respondeu às críticas do chefe do Planalto e afirmou que não revidará aos ataques, mas disse que Bolsonaro recorre a uma “tática” para fugir do principal debate público.

“O presidente ataca como um velho truque da política. Quando você tem uma notícia ruim, como a demissão do ministro Mandetta, ele quer trocar o tema da pauta. O nosso tema continua sendo a Saúde. Continua sendo as ações que foram conduzidas pelo ministro Mandetta, e agora estão sendo construídas pelo novo ministro”, declarou.

O presidente da Câmara voltou a defender o socorro financeiro aos estados e condenou que os conflitos políticos entre Bolsonaro e os governadores prevaleçam sobre a crise do novo coronavírus.

Maia afirmou ainda que a saída de Mandetta “assusta a população brasileira”, já que o Ministério da Saúde passa por uma troca de comando no meio de uma pandemia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo