Política

Bolsonaro diz que investigações contra Flávio são “pequenos problemas”

‘Não tenho nada a ver com isso’, disse o presidente sobre as suspeitas que o filho mais velho lavava dinheiro de rachadinhas

(Foto: Alan Santos/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não quer aparentar preocupação com as denúncias movidas contra o filho Flávio Bolsonaro (sem partido), senador pelo Rio de Janeiro.

Pelo menos é o que deu a entender nesta quinta-feira 19 à jornalistas. Ao ser questionado sobre o caso de Flávio, o presidente afirmou que “o Brasil é muito maior do que pequenos problemas”, e afirmou: “não tenho nada a ver com isso”. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Logo depois, o presidente citou o governador do Rio, Wilson Witzel (PSL-RJ), como parte de investigações que envolviam o nome da família Bolsonaro e que, para ele, foram impróprias – entre elas, o depoimento do porteiro do condomínio Vivendas da Barra, que associou um dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco ao presidente.

Flávio Bolsonaro, seu ex-assessor, Fabrício Queiroz, e outros ex-membros de gabinete próximos aos dois estão sendo investigados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) pela prática de “rachadinha” – que é o desvio de verbas destinadas ao salário dos servidores parlamentares para outras funções não públicas. A investigação mira a época que Flávio foi deputado estadual do Rio, entre 2015 e 2018.

A investigação estava paralisada desde julho, mas, no dia 4 de dezembro, o STF estabeleceu uma regra para compartilhamento sem autorização judicial de dados sigilosos de órgãos de controle, como a Unidade de Inteligência Financeira (UIF, antigo Coaf) e Receita Federal, com o Ministério Público.

Na quarta-feira 18, a Polícia Federal realizou busca e apreensão de documentos ligados a empresas que Flávio é sócio, como uma loja de uma franquia de chocolates. Entre os endereços, estavam 9 parentes do presidente Jair Bolsonaro, incluindo sua ex-esposa, Ana Cristina Siqueira Valle. O MP-RJ investiga os crimes de peculato, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e organização criminosa.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo