Política

Bolsonaro diz que índio está evoluindo e se tornando humano “igual a nós”

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil anunciou que vai processar o presidente por crime de racismo

O presidente Jair Bolsonaro (Foto: EBC)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta quinta-feira 23, que o “índio está evoluindo” e “cada vez mais é um ser humano igual a nós”. A fala polêmica foi dita durante uma transmissão em vídeo realizada nas redes sociais do ex-capitão (assista ao vídeo no final da matéria).

Bolsonaro anunciou o vice-presidente, Hamilton Mourão, como chefe do Conselho da Amazônia, iniciativa do governo que servirá para coordenar ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Mourão vai ser o nosso grande coordenador, à frente desse Conselho da Amazônia. Vai tratar da proteção, da defesa, da prevenção, do desenvolvimento sustentável, logicamente vai ter a sua participação no tocante da questão sobre as terras indígenas”, afirmou o presidente.

Em seguida, Bolsonaro disse que o índio precisava se integrar à sociedade. Ele questionou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que serviu em Manaus, de 2002 a 2007. “Então você conhece, teve contato com os índios. Já passaram praticamente 13, 14 anos. Com toda a certeza, o índio mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós”, disse.

Organização indígena vai à justiça

A fala do presidente repercutiu. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil afirmou em suas redes sociais que entrará na justiça contra Bolsonaro por crime de racismo.

“Nós, povos indígenas, originários desta terra, exigimos respeito! Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos. É preciso dar um basta à esse perverso!”, afirmaram.

Assista ao vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo