Política

Bolsonaro desmarca reunião com empresários no dia dos manifestos pró-democracia

Em 11 de agosto, duas cartas em defesa do sistema eleitoral serão lidas na Faculdade de Direito da USP

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou um jantar com empresários em São Paulo agendado para 11 de agosto, dia em que manifestos em defesa da democracia e do sistema eleitoral serão lidos oficialmente na capital paulista.

Bolsonaro compareceria a uma reunião com associados do Esfera Brasil, presidido por João Carlos Camargo. Procurado por CartaCapital, o grupo confirmou o cancelamento e acrescentou que a Presidência não informou o motivo. Uma nova data pode ser marcada.

Líder das pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Lula (PT) também deve se encontrar com o Esfera Brasil. Ainda não há uma data definida para a agenda.

Havia a tendência de que participassem do jantar com Bolsonaro, entre outros, Candido Pinheiro, da Hapvida; Abilio Diniz, do Carrefour; Flávio Rocha, da Riachuelo; e Eugênio Mattar, da Localiza.

O ex-capitão ainda planejava comparecer em 11 de agosto à sede da Fiesp, em São Paulo, mas também pode recuar. Na terça-feira 2, ele afirmou que não assinará um manifesto em defesa da democracia articulado pela federação, com o apoio de entidades como a FecomercioSP e a Febraban.

“Essa carta é política. Eu não preciso falar se sou democrata ou não. Olha as minhas ações. Essa carta, como está, você não precisa assinar. É em gestos. O outro lado é ligado a ditaduras”, declarou Bolsonaro em entrevista ao SBT. “Eu comprovo que sou democrata pelo que fiz. Me aponte uma palavra ou um ato fora das quatro linhas da Constituição.”

Horas antes, em entrevista à Rádio Guaíba, ele atacou diretamente os signatários de outro manifesto, organizado na Faculdade de Direito da USP. Até esta quarta, mais de 700 mil pessoas assinaram a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.

“Esse pessoal que assina esse manifesto é cara de pau, sem caráter. Não vou falar outros adjetivos, porque sou uma pessoa bastante educada.”

Em 11 de agosto, uma cerimônia na Faculdade contará com a leitura de ambos os manifestos pró-democracia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo