Política

Bolsonaro critica multa de 40% do FGTS: ‘quase impossível ser patrão’

‘Até contratar uma pessoa para a sua casa está difícil’, disse o presidente

Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta sexta-feira 19, mas não para anunciar mais novidades sobre possíveis saques. O presidente criticou a multa de 40% paga pelos empregadores quando não há demissão sem justa causa. “É quase impossível ser patrão no Brasil”, disse o presidente. Depois, reafirmou uma frase de campanha: “um dia o trabalhador vai ter que decidir: menos direito com emprego ou todos os direitos sem emprego”.

A fala foi feita à imprensa após Bolsonaro sair de um almoço com a igreja evangélica Sara Nossa Terra, em Brasília. Para ele, “é quase impossível ser patrão no Brasil” – o que justificaria uma possível retirada da multa, hipótese afirmada pelo presidente em um primeiro momento. Logo depois, negou e disse que desconhece qualquer trabalho nesse sentido. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, acompanhava o presidente na coletiva.

Para o presidente, os direitos trabalhistas configuram interesse eleitoral de “pessoas populistas e comunistas”. Para exemplificar, disse: “Muita gente bota na cabeça do povo que eu estou errado, eu estou perseguindo o pobre. Não, eu estou mostrando a verdade. Até contratar uma pessoa para a sua casa está difícil”.

 

O ministério discute a possibilidade de os trabalhadores sacarem até 35% dos recursos de suas contas ativas, mas os detalhes estão sendo discutidos pela equipe de Guedes. O presidente repete medida adotada pela equipe de Michel Temer, que permitiu saque das contas do FGTS em 2017.

O governo estuda liberar os saques de acordo com a data de aniversário do trabalhador e quem ainda vai fazer aniversário este ano já poderá ter direito ao saque.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo