Política

Bolsonaro atinge negócios de Luciano Bivar ao acabar com DPVAT

Bivar é o controlador e presidente do conselho de administração da seguradora Excelsior, uma das credenciadas para cobertura do DPVAT

Bolsonaro e Luciano Bivar Foto: Divulgação/PSL
Apoie Siga-nos no

A medida provisória apresentada nesta segunda-feira 11 pelo presidente Jair Bolsonaro, que acaba com o seguro obrigatório DPVAT a partir de 2020, atinge em cheio os negócios do presidente do PSL, o deputado federal Luciano Bivar.

Bivar é o controlador e presidente do conselho de administração da seguradora Excelsior, uma das credenciadas pelo governo para cobertura do seguro DPVAT. O seguro indeniza qualquer pessoa vítima de acidente de trânsito dentro do território nacional e está previsto na lei desde 1974.

A Excelsior Seguros foi adquirida por Bivar na década de 1990.  Em seu site, a Excelsior se declara a maior seguradora do Nordeste. O Planalto não se manifestou sobre o caso.

A decisão de Bolsonaro, que atinge Bivar, acontece um dia antes de o presidente anunciar sua saída do PSL. A crise no partido começou em uma disputa de poder entre Bolsonaro e Bivar. Essa guerra rachou o partido, que a partir das eleições de 2018 se tornou a segunda maior legenda do Congresso.

Bolsonaro deixará o PSL e levará com ele diversos parlamentares, que migrarão para uma nova legenda criada pelo presidente. Com isso, o PSL perde forças e deixa de ser a segunda maior bancada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo