Política

Bolsonaro associa maior número de mortes por coronavírus a isolamento social

‘A imprensa tem que perguntar para o Doria porque tem mais gente perdendo a vida em São Paulo’, disse em ataque ao governador

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santo/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro responsabilizou governadores e prefeitos do País pelo aumento no número de mortes em decorrência do coronavírus, dando a entender que o isolamento social tem relação direta com o crescimento dos óbitos pelo País.

“As medidas restritivas são a cargo dos governadores e prefeitos. A imprensa tem que perguntar para o Doria porque tem mais gente perdendo a vida em São Paulo. Perguntar para ele que tomou todas as medidas restritivas que ele achava que devia tomar”, declarou, em entrevista na porta do Palácio do Alvorada, nesta quarta-feira 28.

Bolsonaro se dirigiu aos seus apoiadores e à área de imprensa depois de ter participado de um café da manhã no Alvorada, onde recebeu pouco mais de 30 deputados e ministros. Durante o evento, o presidente circulou sem máscara e não cumpriu o distanciamento social recomendado. O encontro girou em torno de discutir a pauta da Câmara e a organização da base para barrar investidas da oposição contra o governo.

O presidente também atacou a imprensa por repercutir a sua declaração da terça-feira sobre o aumento do número de mortos no País. “Não adianta a imprensa querer botar na minha conta estas questões que não cabem a mim. Não adianta a Folha de S.Paulo, O Globo, que fez uma manchete mentirosa, tendenciosa”, disse.

Na terça-feira 28, dia em que o País bateu novo recorde de mortos em função da pandemia – foram notificadas 474 mortes em 24 horas – e superou o acumulado de mortes da China, epicentro inicial da pandemia,  o presidente declarou: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”. O Brasil somava, até ontem, um total de 5.017 vítimas fatais pelo coronavírus. A China somou, por ora, 4.633 mortes pelo vírus, de acordo com dados da organização Worldometers.

O isolamento social é uma medida defendida pela Organização Mundial da Saúde e ministério da Saúde como forma de prevenir a expansão do vírus e evitar o colapso das redes de saúde pelo País.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo