Política

Bolsonaro recebe alta após 17 dias e terá muito a resolver em Brasília

Presidente deixou o Hospital Albert Einstein sob um forte esquema de segurança

Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro, e segue agora rumo a Brasília.

Depois de dezessete dias hospitalizado, Bolsonaro foi liberado no início da tarde desta quarta-feira 13, e deixou o hospital sob um forte esquema de segurança. Ele foi internado para retirar a bolsa de colostomia que utilizava desde o atentado a faca em Juiz de Fora (MG), em setembro.

De volta ao exercício do poder, ele terá que retomar assuntos que ficaram suspensos desde a internação, como a Reforma da Previdência e a decepção dos ruralistas com a doutrina Guedes. Não poderá mais evitar o imbróglio de Flavio Bolsonaro e Queiroz, que se aproxima da Presidência a cada dia. Também deve colocar panos quentes na troca de farpas entre o vice Mourão, os filhos e aliados do PSL.

A recuperação foi marcada por momentos de instabilidade. Programada para durar cerca de uma hora, a cirurgia terminou depois de sete horas porque os médicos encontraram várias aderências no intestino do presidente.

Aliados disseram à imprensa que ele seria liberado em poucos dias, mas o retorno às atividades demorou mais que o esperado.  No dia 2 de fevereiro, Bolsonaro passou a usar sonda nasogástrica devido a episódios de náusea e vômito. Houve ainda infecção e um diagnóstico de pneumonia que, segundo os médicos, foi causada pela aspiração de conteúdo gástrico.

O presidente só voltou a se alimentar plenamente pela boca na segunda feira 11, e seguirá em dieta leve e repouso nos próximos dias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo