Política

Banco Mundial anuncia Weintraub como diretor-executivo

Segundo comunicado, o ex-ministro assume o cargo em agosto e fica até 31 de outubro, quando serão feitas novas eleições

Créditos: Reprodução / Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi aceito para o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial. O comunicado foi divulgado na quinta-feira 30.

“O Banco Mundial confirma que o Sr. Abraham Weintraub foi eleito pelo grupo de países (conhecido como constituency) representando Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser Diretor Executivo no Conselho do Banco”, diz o texto.

“O Sr. Weintraub deve assumir seu cargo na primeira semana de agosto e cumprirá o atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando a posição será novamente aberta para eleição”, completa o comunicado.

A nomeação, explicou o Banco Mundial, não torna um funcionário do banco. “Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial. Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas”, diz ainda a comunicação.

Weintraub deixou o País logo após ser demitido do Ministério da Educação, no dia 18 de junho. Em sua saída relâmpago, ele utilizou passaporte ainda de ministro e tentou dar um caráter de “exílio” ao deixar o Brasil.

O ex-ministro é alvo de dois inquéritos, um que apura suposto racismo contra chineses e outro que apura ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda em junho, ao saberem da possibilidade de Abraham Weintraub assumir o cargo, funcionários do Banco Mundial protestaram contra a sua presença. Uma reportagem de O Globo mostrou troca de mensagens entre colaboradores desaprovando a indicação.

“Que mensagem o Banco Mundial estará emitindo, quando se fala em valores, ética e integridade, ao aceitar alguém que escapou de uma investigação da Suprema Corte em seu país natal?”, alegou um membro da instituição, que ganhou apoio de um colega.

“É uma grande vergonha para a nossa organização e um insulto para todo mundo que está trabalhando duro para um mundo melhor”, escreveu outro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.