Economia

Atrás de Lula nas pesquisas, Bolsonaro anuncia aumento no valor do Auxílio Brasil

Levantamento do Datafolha mostra o petista com 47% das intenções de voto, ante 28% do atual presidente

O presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Gregg Newton/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta sexta-feira 24 que o governo federal vai aumentar de 400 para 600 reais o valor mensal do Auxílio Brasil, destinado a famílias vulneráveis. O ex-capitão esteve em João Pessoa (PB) em cerimônia de entrega de residências populares.

No evento, o presidente fez questão de diferenciar o programa do seu governo do Bolsa Família, implantado no primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT).

“O governo entende o sofrimento dos mais humildes”, discursou Bolsonaro na capital da Paraíba. “Diferente do Bolsa Família, com o Auxílio Brasil, pode trabalhar que não vai perder o benefício”.

A medida é tomada em meio à disputa eleitoral que opõe o atual presidente a Lula, líder nas pesquisas. Levantamento do Datafolha, divulgado na quinta-feira 23, mostra o petista com 47% das intenções de voto, ante 28% de Bolsonaro.

A pesquisa aponta ainda que o ex-presidente lidera entre os mais pobres, menos escolarizados e mais jovens.

Também como medida para aumentar a sua popularidade, Bolsonaro sancionou nesta semana a lei que limita cobrança do ICMS sobre combustíveis. O ex-capitão e líderes do Centrão travam um embate contra os preços da gasolina.

O Datafolha mostrou ainda que o presidente é o pré-candidato mais rejeitado, com 55%. No dia anterior, em Pernambuco, Bolsonaro foi vaiado durante a festa de São João de Caruaru.

“Não é virtude do governo, é obrigação”, acrescentou Bolsonaro sobre o aumento do auxílio. “Como é nossa obrigação um governo que não roube e que não seja corrupto”, disse sem mencionar a prisão do seu ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo