Política

Atos antidemocráticos: Carlos Bolsonaro defende manifestações investigadas pelo STF

Vereador prestou depoimento à PF e negou que usa robôs para promover postagens

O vereador Carlos Bolsonaro. Foto: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Apoie Siga-nos no

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) defendeu, neste domingo 20, os atos antidemocráticos que são investigados em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso fechou o cerco sobre deputados, youtubers e influenciadores bolsonaristas.

No Twitter, Carlos afirmou que “tentam qualificar a vontade popular como algo temerário”.

Sobre as manifestações, o vereador disse em depoimento à Polícia Federal que não produziu qualquer tipo de conteúdo que incitasse ataques ao STF, ao Congresso ou aos seus integrantes, e negou utilizar “robôs” para promover postagens.

Carlos foi ouvido como testemunha no dia 10, no Rio de Janeiro, no inquérito que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos.

À PF, Carlos afirmou que nunca utilizou verba pública para manter perfis em redes sociais e que não é “covarde ou canalha” para contratar “robôs” para difundir conteúdo e omitir essa informação.

No depoimento, Carlos contou que, entre 2010 a 2012, criou redes sociais diversas em nome de Jair Bolsonaro na tentativa de difundir as informações sobre o trabalho desenvolvido pelo seu pai.

O filho do presidente disse também que não participa da política de comunicação do governo, afirmou que apenas ajuda a divulgar em suas redes e na do pai os conteúdos de comunicação institucional da administração federal.

Ele disse que, como vereador, contratou José Matheus Salles Gomes para ajudá-lo nesse trabalho. Gomes hoje é lotado no Palácio do Planalto, no cargo de assessor especial, e faz parte do chamado “gabinete do ódio” – núcleo apontado como responsável por ataques a adversários nas redes sociais cuja existência foi revelada pelo Estadão em novembro do ano passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo