Política

Após decisão judicial, brigadistas de Alter do Chão saem da prisão

Os quatro brigadistas tinham sido presos na terça-feira 26, e eram apontados como responsáveis pelos incêndios na região de Alter do Chão

João Victor Romano, um dos brigadistas presos em Santarém (PA) (Foto: Reprodução)
Apoie Siga-nos no

Os quatro brigadistas da organização Brigada de Alter do Chão, que tinham sido presos após serem acusados de atearem fogo na floresta, tiveram prisão preventiva revogada pela Justiça do Pará. O alvará de soltura estava sendo cumprido no fim da tarde desta quinta-feira 28 no Centro de Triagem Masculina de Santarém.

Daniel Gutierrez Govino, João Victor Pereira Romano, Gustavo de Almeida Fernandes e Marcelo Aron Cwerner foram presos nas respectivas residências na terça-feira 26. Eles passaram pela audiência de custódia na tarde da quarta-feira 27, mas tiveram a liberdade negada pelo juiz Alexandre Rizzi – que, hoje, viria a liberá-los.

Rizzi argumenta que, por conta da apreensão de diversos documentos, HDs e computadores dos quatro voluntários e de demais ONGs citadas no inquérito, o tempo de análise do material manteria os brigadistas na cadeia sem necessidade.

Nesta quinta-feira, o governador do Pará, Helder Barbalho, pediu para que se trocasse o responsável pelo inquérito que prendeu os brigadistas em Santarém.

O novo responsável pelo caso, agora, é o delegado Waldir Freire, da Delegacia do Meio Ambiente. “Ninguém está acima da lei, mas ninguém pode ser vítima de pré-julgamento ou ter seu direito de defesa cerceado”, diz Barbalho no vídeo.

O Ministério Público Federal também já havia emitido nota à respeito. O órgão afirma que já havia uma investigação em curso desde setembro na Polícia Federal, e que “nenhum elemento apontava para a participação de brigadistas ou organizações da sociedade civil”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo