Política

Após falar sobre AI-5, Eduardo Bolsonaro publica vídeo em homenagem a Ustra

O Deputado publicou vídeo em que Jair Bolsonaro, então deputado, declarava voto favorável ao impeachment de Dilma e fazia ode ao torturador

Eduardo posa em frente a escultura pela paz fazendo gesto de arminha (Foto: Rede social)
Apoie Siga-nos no

Após declarar que o Brasil poder ter um novo AI-5, decreto instituído no período da ditadura e que, entre outras medidas, fez com que parlamentares contrários aos militares perdessem seus mandatos, o deputado Eduardo Bolsonaro republicou em suas redes sociais o vídeo em que Jair Bolsonaro, como deputado federal, faz ode à memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Eduardo ainda escreveu: “Se você está do lado da verdade, NÃO TENHAIS MEDO!”

A menção ao ditador, conhecido pelas torturas durante o período da ditadura militar, foi feito durante a explanação do voto do deputado federal Jair Bolsonaro pelo impeachment da presidenta Dilma, em 2016. “Contra o comunismo, pela nossa liberdade, contra o Foro de São Paulo, pela memória do coronel Carlso Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Roussef, o meu voto é sim”, declarou à época. A ex-presidenta Dilma foi presa e torturada durante o período da ditadura militar.

A declaração de Eduardo Bolsonaro sobre o AI-5 pode colocar em xeque o seu mandato na Câmara. Líderes da oposição como PSOL e Redes já declararam que vão entrar com pedido de cassação no Conselho de Ética da Câmara e também com uma denúncia contra ele no Supremo Tribunal Federal.

O presidente da Câmara dos Deputados, o parlamentar Rodrigo Maia, soltou uma nota repudiando a fala do deputado, além de afirmar que a declaração é cabível de punição.

Leia a nota na íntegra

“Uma Nação só é forte quando suas instituições são fortes.

O Brasil é um Estado Democrático de Direito e retornou à normalidade institucional desde 15 de março de 1985, quando a ditadura militar foi encerrada com a posse de um governo civil.

Eduardo Bolsonaro, que exerce o mandato de deputado federal para o qual foi eleito pelo povo de São Paulo, ao tomar posse jurou respeitar a Constituição de 1988.

Foi essa Constituição, a mais longeva Carta Magna brasileira, que fez o país reencontrar sua normalidade institucional e democrática. A Carta de 88 abomina, criminaliza e tem instrumentos para punir quaisquer grupos ou cidadãos que atentem contra seus princípios – e atos institucionais atentam contra os princípios e os fundamentos de nossa Constituição.

O Brasil é uma democracia.

Manifestações como a do senhor Eduardo Bolsonaro são repugnantes, do ponto de vista democrático, e têm de ser repelidas como toda a indignação possível pelas instituições brasileiras.

A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está imune a isso. O Brasil jamais regressará aos anos de chumbo.”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo