Política

Amigo da família Bolsonaro ganha cargo no Meio Ambiente meses após ser demitido da Casa Civil

Em janeiro, José Vicente Santini usou aeronave oficial com apenas três passageiros

Em foto de agosto de 2019, o presidente Jair Bolsonaro entrega Medalha do Pacificador ao então secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini. Foto: Reprodução Twitter.
Apoie Siga-nos no

Demitido do cargo de secretário-executivo da Casa Civil em janeiro deste ano após usar um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), José Vicente Santini foi recontratado como assessor especial do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A portaria com a nomeação de Santini foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira 16. O salário será de R$ 13.623,39

O caso que levou à demissão de Santini da Casa Civil aconteceu quando uma comitiva do governo viajou à Índia no início deste ano. Santini utilizou uma aeronave oficial com apenas três passageiros (ele e duas assessoras) para voar de Davos (Suíça), onde participava do Fórum Econômico Mundial, para a Índia, onde o presidente Jair Bolsonaro cumpria agenda.

À época, Bolsonaro classificou o episódio como “inadmissível” e disse que o uso da aeronave não é “ilegal”, mas “imoral”.

Santini mantém amizade desde a infância com os filhos do presidente. Ele assumiu o posto de secretário-executivo quando o então ocupante do cargo, Abraham Weintraub, foi indicado para chefiar o Ministério da Educação, em abril de 2019.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo