Política

Alvo de críticas, Ancine libera verba para documentário sobre Bolsonaro

A nova produção vem sendo anunciada como uma alternativa conservadora ao filme ‘Democracia em Vertigem’, da diretora Petra Costa

Apoie Siga-nos no

Após ser alvo de críticas pelo presidente Bolsonaro quanto ao tipo de produção audiovisual, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) acaba de autorizar a captação de R$ 530 mil para a produção de um documentário sobre Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, no dia 20 de julho.

A obra “Nem Tudo se Desfaz”, do diretor Josias Teófilo, pretende partir das Jornadas de Junho 2013 para explicar as transformações culturais e políticas que levaram à ascensão de Bolsonaro à presidência nas eleições de 2018.

Teófilo, “curiosamente”, é o mesmo diretor do filme “O Jardim das Aflições”, obra que narra a vida, a obra, a trajetória e o pensamento filosófico de Olavo de Carvalho, o guru do atual governo.

A nova produção vem sendo anunciada como uma alternativa conservadora ao filme “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa. Os apoiadores do governo já sinalizam entusiasmo com a produção, caso de Eduardo Bolsonaro e o próprio Olavo,

Nas últimas semanas, a Ancine esteve na mira do presidente, que criticou a produção de filmes como Bruna Surfistinha. “O Brasil não pode mais financiar com dinheiro público filmes como o da Bruna Surfistinha, produção de 2011 que narra a história de uma garota de programa”, declarou.

Bolsonaro também já sinalizou a intenção do governo de ter mais influência sobre o órgão, motivo pelo qual a direção da Ancine deve ser transferida do Rio de Janeiro para Brasília, conforme anunciou no último dia 18.

“Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir em respeito às famílias. É uma coisa que mudou com a chegada do governo”, disse após reunião com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, na qual foram definidas novas propostas para a agência.

O presidente também assinou um decreto que transferiu o Conselho Superior do Cinema, responsável pela formulação da política nacional de audiovisual, do Ministério da Cidadania para a Casa Civil.

A Ancine foi criada em 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e é composta por nove titulares e nove suplentes. Eles são responsáveis em aprovar diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria audiovisual e estimular a presença do conteúdo brasileiro nos segmentos de mercado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo