A TV americana, Lula comenta Datafolha e evoca vitória de Biden contra Trump

'"Quando outubro do próximo ano chegar, serei um ano mais novo que Joe Biden quando ele ganhou as eleições nos EUA'

Apoie Siga-nos no

Em entrevista à TV pública americana PBS, Lula falou pela primeira vez dos resultados da mais recente pesquisa do Datafolha, que lhe dão larga vantagem sobre Bolsonaro em uma eventual disputa nas eleições de 2022.

Questionado pela jornalista Amna Nawaz, Lula respondeu sem citar diretamente o instituto. “Não posso me preocupar com essas pesquisas agora porque, no momento, a pandemia ainda é uma questão de segurança no Brasil. (…) Mas temos que cuidar do povo, não das eleições. Quando chegar a hora de discutir as eleições, nós vamos discuti-las.”

Perguntado se há um candidato melhor que ele para enfrentar Bolsonaro, Lula lembrou que recuperou seus direitos políticos e evocou a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos:

Quando outubro do próximo ano chegar, serei um ano mais novo que Joe Biden quando ele ganhou as eleições nos EUA. Então, estou pronto para ser candidato.

Ainda sobre Biden, Lula elogiou o plano de recuperação econômica anunciado recentemente pelo mandatário americano, mas sugeriu que ele “se abrisse mais” à América Latina.

“Vamos fazer mais, porque, se eu voltar para o Brasil rural, não posso fazer menos. E, por isso, gostaríamos de voltar á presidência, para que possamos redemocratizar nosso país. Isso é um pouco do que Biden terá que lidar nos Estados Unidos, ele terá que destruir os ódios que Trump desenvolveu, destruir os ódios que Bolsonaro plantou aqui no Brasil, e construir uma nova sociedade baseada no amor, na humanidade e na paz.”

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.