Educação

A resposta de Lula ao protesto de grevistas em Guarulhos

Servidores federais levantaram cartazes sobre a greve na Educação durante o discurso do presidente na cidade

São Paulo (SP) 25/05/2024 - Presidente Luiz Inacio Lula da Silva participa de inauguração de obras viárias na Rodovia Presidente Dutra em Guarulhos Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) celebrou, neste sábado 25, um protesto de servidores federais da Educação, que estão em greve, durante um evento com a sua presença em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

Segundo respondeu o petista aos manifestantes, que levantaram cartazes sobre a greve durante o seu discurso, o ato representa um avanço na democracia do País. Na declaração, Lula garantiu que seu governo chegará a um acordo com os grevistas ‘no tempo certo’.

“Que bom que vocês podem vir no comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão em greve”, celebrou Lula ao avistar o protesto. “Que maravilha é garantir o direito de vocês lutarem, reivindicarem e garantir também um acordo no tempo correto”, afirmou, em seguida.

Lula aproveitou o momento para alfinetar Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República:

“Até pouco tempo atrás, ninguém podia vir aqui e reclamar e o governo daquela época também não queria negociar. Agora vocês podem, porque nosso governo é democrático e sabe lidar com diferença e contradições”, completou, então sobre o tema.

Ao final do discurso, Lula voltou a direcionar seu discurso aos manifestantes. O presidente pediu que os servidores sigam reivindicando e exigindo ações de seu governo.

“Nunca deixem de reivindicar, nunca abaixem a cabeça e se conformem. Somente com muita luta é que o povo consegue ser ouvido nesse Brasil”, aconselhou Lula aos presentes.

Lula esteve em Guarulhos para inaugurar um trevo na Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. A duplicação da via marginal e novo trevo Jacu-Pêssego foi concluída nove meses antes do previsto. A intenção é reduzir o trânsito intenso na região, por onde passam 350 mil veículos por dia.

“Ninguém vai ficar mais 2 horas no trânsito para chegar em casa. Nunca mais nenhum professor vai pedir para mudar a universidade porque não conseguia chegar para aula no tempo correto”, celebrou o petista ao tratar da inauguração.

O pacote de obras inaugurado hoje por Lula está estimado em 1,4 bilhão de reais de investimento, além da geração de 4 mil postos de trabalho diretos e indiretos na região metropolitana de São Paulo. As obras, informa ainda o Planalto, “fazem parte dos aportes obrigatórios previstos no contrato de concessão firmado entre o Governo Federal e a concessionária CCR”, que deve investir um total de 14,8 bilhões de reais na Via Dutra até o final do contrato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo