CartaExpressa
A nova conversa entre Lula e Trump
Segundo o Planalto, o telefonema entre os presidentes durou cerca de 40 minutos
O presidente Lula (PT) voltou a conversar, nesta terça-feira 2, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa ocorreu por telefone e durou cerca de 40 minutos, segundo o Palácio do Planalto.
No telefonema, Lula teria agradecido ao norte-americano pela derrubada das taxas de 40% sobre diversos produtos brasileiros. A queda se deu pouco tempo depois uma negociação iniciada com um encontro presencial entre o petista e o republicano, na Malásia, em outubro deste ano.
“Lula indicou ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações”, descreve a nota do governo brasileiro.
Outro tema em pauta teria sido o combate ao crime organizado. “O presidente Lula igualmente ressaltou a urgência em reforçar a cooperação com os EUA para combater o crime organizado internacional. Destacou as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior”, prossegue o Planalto.
A versão do telefonema divulgada pelo governo brasileiro diz que Trump se mostrou ‘disposto a trabalhar junto com o Brasil’ no combate ao crime organizado. Não há no texto detalhes de quais ações contra as facções poderiam contar com a participação dos EUA.
A Casa Branca, convém registrar, ainda não divulgou a sua versão sobre o telefonema. Trump também não fez comentários sobre a nova conversa com Lula.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula diz que prisão de Bolsonaro não afeta relação com Trump
Por AFP
Trump cita diálogo com Lula e progresso na negociação ao reduzir o tarifaço
Por CartaCapital
Trump reage à prisão de Bolsonaro: ‘É uma pena’
Por Vinícius Nunes


