Política

A divisão do campo progressista após a vitória de Bolsonaro

Ciro Gomes critica PT, Gleisi Hoffmann rebate e PSOL não é convidado para debater bloco parlamentar com PDT, PSB e PCdoB

Os eleitores de esquerda lambem suas feridas, mas as lideranças parecem querer abri-las
Apoie Siga-nos no

Ao negar declarar voto no petista Fernando Haddad às vésperas do segundo turno da disputa presidencial, Ciro Gomes justificou sua posição por uma razão prática que não gostaria de adiantar: “Se eu não posso ajudar, atrapalhar é o que eu não quero”. Encerrado o pleito, os eleitores de esquerda lambem suas feridas, mas seus representantes parecem querer abri-las. 

Em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo nesta quarta-feira 31, o pedetista se diz “miseravelmente traído” por “Lula e seus asseclas”. 

O candidato expôs sua revolta com o acordo costurado entre o PT e o PSB para isolá-lo na disputa. Disse que Haddad jamais deveria ter aceitado o “papelão” de ser vice de Lula até o impedimento do ex-presidente, algo recusado por ele próprio. 

Chamou o teólogo Leonardo Boff, historicamente ligado ao PT, de “bosta” por críticas à sua viagem a Paris em meio à campanha de segundo turno. O pedetista disse ainda não querer participar “dessa aglutinação de esquerda”. Segundo ele, “isso sempre foi um sinônimo oportunista para a hegemonia petista”. 

Leia também:
Entenda a Lei Antiterror, que pode ser ampliada para atingir MST e MTST
Sem citar Haddad, Ciro pede voto por democracia e contra intolerância

Também citada pelo pedetista na entrevista, Gleisi Hoffmann rebateu Ciro nas redes sociais. Segundo a presidente do PT, sua legenda faz “articulação pública aberta e transparente” e “não age por mágoa ou traição”. Defendeu ainda a trajetória de Boff e Frei Beto, outro alvo do pedetista, por terem “emprestado suas vidas à causa do povo”. 

As palavras duras de Ciro confundem-se com uma iniciativa encampada pelo deputado André Figueiredo, do PDT, para formar um novo bloco parlamentar que inclui seu partido, o PSB e o PCdoB. Nesta quarta-feira 31, estiveram presentes à reunião deputados como o pessebista Alessandro Molon e o comunista Orlando Silva. 

Segundo Figueiredo, o grupo terá “muitas pontes” com os petistas, mas eles não integrarão oficialmente o bloco. Ele declarou ainda que “não podemos aceitar de forma alguma o hegemonismo que o PT quer instalar”. 

A tentativa de isolar o PT após as eleições respingou em outro partido do campo progressista, o PSOL. A legenda ganhou força na Câmara, ao passar de cinco para dez deputados, uma marca superior à do PCdoB, que terá nove representantes na Câmara.

Segundo Figueiredo, o partido que lançou Guilherme Boulos na disputa à Presidência não estaria incluído por não ser um “modelo de oposição que seja construtivo para o País”. 

Juliano Medeiros, presidente do PSOL, comentou que, se a oposição pretendida por esse bloco defende uma conciliação com Bolsonaro, “fizeram bem ao não nos convidar”. “Disputas para isolar partido A ou B, para garantir a liderança dessa ou daquela legenda, dividindo precocemente a oposição, é tudo o que o Bolsonaro quer”. 

Com as brigas internas, o campo progressista afasta-se cada vez mais da frente ampla pretendida no início deste ano. Provavelmente a luta política diária os aproximará novamente, mas as rusgas nunca foram tão evidentes. No momento, caberia uma inversão na frase de Ciro: se ninguém pode atrapalhar, ajudar é que não se quer.  

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo